Hoje em dia, na ausência de poder sair, muitas pessoas optaram por fazer exercício em casa para se manterem em forma e ativas. Sem dúvida, as proteínas são essenciais na nossa dieta, especialmente se nos mantivermos activos.

 

O que são as proteínas?

As proteínas, macromoléculas compostas de aminoácidos, são um macronutriente essencial para o nosso organismo. As proteínas proporcionam-nos muitos benefícios, pelo que devem fazer parte de uma dieta variada e equilibrada.

Um dos principais benefícios que as proteínas nos proporcionam é a reparação dos tecidos do corpo, tais como os músculos ou a pele. Além disso, são saciantes, fornecem-nos energia e ajudam-nos a manter um bom nível de açúcar no sangue.

Existem dois tipos de proteínas: de alta qualidade e de baixa qualidade.

 

Proteínas de alta qualidade

São aqueles que o nosso corpo não pode gerar, por isso temos de os obter através da nossa dieta. Estas proteínas são encontradas em alimentos de origem animal. Alguns alimentos ricos em proteínas são:

  • Ovos.
  • Peixes, moluscos e crustáceos, tais como salmão, mexilhões ou camarões
  • Lácteos, como leite ou iogurte
  • Carne branca, como frango, peru, cordeiro ou carne de porco magra.
  • Carne vermelha, como a carne de vaca

 

Proteínas de baixa qualidade

Este é o nome dado às proteínas que provêm de fontes vegetais. Há muitas opções para obter este macronutriente sem ter de comer alimentos de origem animal.

Alguns alimentos ricos em proteínas são:

  • Tofu e soja.
  • Couscous e quinoa.
  • Frutos secos, tais como amêndoas e amendoins.
  • Legumes, tais como lentilhas ou grão-de-bico.
  • Cereais como a aveia.

Embora não forneçam a mesma quantidade que as proteínas animais, é sempre aconselhável manter uma dieta equilibrada e variada, pelo que obtemos ambos os tipos de proteínas.

 

Notas finais

Como vimos, as proteínas não só nos trazem muitos benefícios para a saúde, como também temos uma vasta gama de alimentos animais e vegetais para consumir.

Como em tudo, é necessária moderação, pois cada pessoa precisa de uma quantidade diferente de proteína.

Se quiser saber mais sobre como manter uma dieta correta para nos manter saudáveis, convidamo-lo a visitar os nossos posts sobre flora intestinal e alimentos integrais.

 

Se estiver à procura de ideias deliciosas para preparar pratos saudáveis e saborosos, pode visitar a nossa secção de receitas.

Descobrir mais dicas sobre nutrição e saúde aqui.

Vá lá, vamos todos ultrapassar isto! #VouFicarEmCasa

 

 

Pin It on Pinterest