Precisamos saber o que contém os alimentos que comemos. Apesar de 19% da população do nosso país não consultar os rótulos dos produtos, isso deve ser uma prática comum quando estamos em frente ao supermercado. Lendo os componentes, ingredientes e informações nutricionais, podemos saber se um alimento é prejudicial à saúde, se contém alérgenos aos quais somos intolerantes ou se tem ingredientes que desejamos ou devemos evitar.

 

O que é importante levar em consideração para nossa saúde?

Segundo Aitor Sánchez, dietista-nutricionista e membro da FEDN (Federação Espanhola de Dietistas e Nutricionistas), “embora a rotulagem não deva ter valor terapêutico, deve ajudar a evitar o consumo irresponsável”.

Mas à medida que os atuais regulamentos europeus são criados, existem algumas questões que podem não ser claras para o consumidor ou levar a mal-entendidos. Por exemplo, se houver uma quantidade mínima de cereais integrais num produto, pode-se dizer que todo o alimento é. Ou, se um alimento tiver até 15% da quantidade diária recomendada de um componente específico, como uma vitamina ou mineral, ele pode ser anunciado como saudável.

Os consumidores podem analisar detalhadamente a composição dos produtos por meio de seus rótulos e fazer uma compra mais consciente e saudável.

 

Então, o que precisa entender sobre rótulos?

Ingredientes e alérgenos

Em primeiro lugar, os ingredientes são organizados em ordem de quantidade e com a percentagem atrás de cada um deles. Com isso já podemos ver se descartamos um alimento pelos ingredientes que contém, pela quantidade destes (maior ou menor) ou se somos intolerantes a algum dos componentes alergénicos, que serão mostrados em negrito ou destacados de alguma forma para serem mais facilmente detetáveis.

O mais normal é que se um produto tiver poucos ingredientes é menos processado.

etiqueta producto paquete pasta ingredientes sin gluten 

Informação nutricional

De seguida, temos de olhar para as informações nutricionais. Aqui vemos a quantidade de calorias, gorduras, hidratos, açúcares, etc. e os aditivos (produtos químicos). Esta informação também confirmará se se trata de um alimento industrial.

O valor energético refere-se às calorias. Normalmente, é estabelecido por 100g e é expresso em quilojoules (kJ) e quilocalorias (kcal).

Carboidratos e açúcares. São apresentados com os hidratos totais que o alimento contém e para saber a quantidade de açúcares teremos que ver a repartição que se faz com base em “dos quais, açúcares …” Num dia não devemos ultrapassar a quantidade de 25g. Os carboidratos que consumimos diariamente não devem ultrapassar 55% da energia total.

Gorduras. Como no caso anterior, o total é mostrado e dividido nos tipos de ácidos gordos existentes: saturados, insaturados (monoinsaturados e poliinsaturados) e trans.

  • As gorduras saturadas aumentam o colesterol, portanto, devem ser evitadas.
  • As gorduras insaturadas podem ser monoinsaturadas ou As primeiras ajudam a reduzir o colesterol e as últimas são ómega-3 e ómega-6. Elas são necessárias na nossa alimentação.
  • As gorduras trans que aparecem como “parcialmente hidrogenadas” em alguns produtos são as mais prejudiciais à saúde.

O sal é outro componente que deve ser examinado no rótulo de um alimento. Uma ingestão excessiva pode causar hipertensão ou problemas cardíacos, por isso é importante não exceder 5g por dia.
Podemos saber se um produto é rico em sal se exceder 1,25g.

Os aditivos são os elementos químicos mais desconhecidos de um rótulo e, ao mesmo tempo, os mais nocivos, são encontrados em sua grande maioria em produtos industriais processados ​​e ultraprocessados. Eles são diferenciados por aparecerem com uma letra E seguida por números:

  • E-100: Corantes
  • E-200: Conservantes
  • E-300: Antioxidantes
  • E-400: Espessante
  • E-500: Regulador de acidez
  • E-620 a E-635: Intensificador de sabor
  • E-950 a E-967: Adoçantes

Além de importante para a nossa saúde, a leitura dos rótulos dos produtos pode ser uma forma sustentável de consumo que ajuda o nosso planeta. Pois, se escolhermos alguns produtos ou outros por serem de proximidade, ecológicos, biológicos ou não tão processados, poluiremos menos por conter menos elementos químicos e por exigir menos transporte.

 

E você costuma ler os rótulos de alimentos? Sabia a quantidade de componentes nocivos que eles podem conter?

Mais conselhos de alimentacaõ e saúde aqui.

——

Imagem de Luisella Planeta

 

 

Pin It on Pinterest