O Tofu é conhecido como “a carne dos vegetarianos”. Ao longo dos anos, ganhou reputação como um alimento sem sabor e aborrecido. Mas a verdade é que o tofu é um ingrediente grande e versátil que pode ser preparado de muitas maneiras diferentes. Aqui está como se pode cozinhar tofu.

 

Tipos de Tofu

É importante saber que não existe nenhum tipo de tofu. Cada variedade pode ser cozinhada de maneiras distintas .Temos tudo, desde o tofu muito macio até ao mais firme:

  • Tofu macio: Podemos encontrar vários tipos de tofu macio, de consistência e textura diferentes. Geralmente, este tipo de tofu é ideal para sopas – como sopa de miso – ou para preparar cremes, molhos e sobremesas.
  • Tofu firme: Tal como no caso anterior, podemos encontrá-lo em diferentes consistências e texturas. É o tofu mais versátil, ideal para marinar, assar, saltear ou cozinhar.

Esta distinção simples já serve para compreender todo o mundo de possibilidades que nos estão abertas para preparar o tofu. Cozinhar tofu não é complicado, mas se quisermos obter resultados deliciosos temos de levar o nosso tempo, como em qualquer outra receita.

 

Como cozinhar tofu

O primeiro passo é drenar adequadamente o tofu para remover toda a água.
Envolvemos o tofu com um pano ou toalha de papel e colocamos um objeto pesado em cima, como um vaso, por exemplo. Deixar repousar durante 30 minutos a 1 hora, para se certificar de que drena corretamente e depois remover toda a água.

Assim que o tofu estiver bem drenado, é altura de começar a cozinhar!

 

Tofu marinado

Para apimentar o tofu, podemos mariná-lo. Cortar o tofu em cubos ou quadrados, tão uniformemente quanto possível. Numa tigela, coloque o seu molho e ervas favoritas. Recomendamos que experimente o molho teriyaki, mas pode brincar e experimentar até encontrar o sabor de que mais gosta. Marinar durante cerca de 1 hora e depois grelhar!

 

Tofu frito com batata

Uma segunda opção é bater-lhe. Pode bater-lhe com panko ou pão ralado. Um conselho, se o marinarmos primeiro e depois o batermos, obteremos um tofu com muito mais sabor. Depois depende de si se preferir cozê-lo ou fritá-lo.

 

Tofu salteado

Se não quiser passar muito tempo na cozinha, o tofu salteado é uma opção rápida e fácil. Corte o tofu em cubos e salteie-o até ao castanho dourado e ponha-o de lado. Na mesma panela, adicione vegetais à sua escolha e cozinhe-os com um pouco de óleo até estarem prontos. Adicione o tofu e um molho à sua escolha, misture tudo e sirva – rápido e fácil!

Pode acompanhar o prato com o molho da sua escolha: satay, teriyaki, molho de soja, agridoce…

budda bowl tofu 

 

Qual é a sua receita favorita de tofu? Pode descobrir mais receitas aqui!

Vá lá, vamos todos ultrapassar isto! #VouFicarEmCasa

 

 

Pin It on Pinterest