Com a chegada do Verão e o calor vem a necessidade de consumir alimentos que mantenham as altas temperaturas afastadas. Entre eles podemos encontrar frutas, legumes, carnes, massas ou peixe; este último alimento para o qual desenvolvemos uma predileção especial durante a época. No entanto, existem riscos que acompanham o seu consumo e o de alguns dos seus companheiros de casa. É tão ou mais provável que nesta estação decida apreciar uma boa porção de lulas, chocos, polvos, gambas ou camarão. Bem, todos eles são suscetíveis ao parasita anisakis.

 

Riscos, efeitos, modus operandi… 

O mesmo não ocorre com os moluscos bivalves, como ostras, mexilhões ou amêijoas, pois alimentam-se por filtração; atrás de uma tampa de anchovas em vinagre ou de uma marinada de baixa temperatura podem esconder este perigo potencial. Fica preso na mucosa gastrointestinal depois de ser comido por um humano, graças a um dente debaixo da boca. Provoca dor abdominal, náuseas, vómitos, febre, diarreia… Permanece preso durante vários dias e é capaz de migrar para outros órgãos mediante umas potentes enzimas, dado que sobrevive facilmente aos processos digestivos. Mesmo assim, deve ser mencionado que esta migração não ocorre normalmente, uma vez que as condições do corpo humano não são as mais favoráveis para os anisakis.

 

Propagação

Por outro lado, há a possibilidade de sofrer algum tipo de reação alérgica. Abrange um amplo espectro, desde uma simples urticária até ao choque anafilático perigoso, pelo que é importante testar e ser informado sobre possíveis vulnerabilidades. Este é o motivo que hoje se fala mais sobre os riscos de saúde envolvidos. Do mesmo modo, a normalização de outras práticas gastronómicas – como o sushi – ou práticas industriais, como a evisceração do peixe no mar alto, que faz com que o peixe se alimente dos seus próprios órgãos e fique infetado com o parasita.

Em Espanha, é possível encontrar anisakis em até 36% dos peixes produzidos, dos quais apenas 6% provêm do Mediterrâneo. A pescada do Golfo da Biscaia e o atum de grande tamanho contêm uma maior quantidade, e também é fácil encontrá-la na dourada, pescada-do-atlântico ou bacalhau. No entanto, consumi-lo sem risco de infeção depende apenas de ser informado e de tomar uma série de precauções. Em Kenwood Food Lovers propomos-lhe as técnicas de cozedura que assegurarão a eliminação total do parasita anisakis.

 

Eliminar o anikasis

  1. Procurar sempre comprar peixe fresco. Se for de tamanho médio ou grande, é preferível que o peixeiro limpe as suas entranhas. Caso contrário, estripe-o, lave-o e examine a musculatura assim que chegar a casa.
  2. O parasita morre se o peixe for frito ou cozido à temperatura adequada. As indústrias devem submeter o peixe a uma temperatura interna de pelo menos 60ºC durante um minuto. Tenha cuidado se utilizar a chapa ou o microondas, pois é mais difícil de avaliar do que um forno, uma panela ou uma fritadeira. 
  3. No caso acima referido, basta manter o peixe a temperaturas de congelação se vai cozinhar em menos de 48 horas. Se vai consumir o peixe cru ou mal cozido, congele-o pelo menos a -20 ºC durante 24 horas, no mínimo. Preste especial atenção em casa, o seu congelador pode não ter potência suficiente e terá de aumentar o tempo de congelação entre 4 e 7 dias.

 

É importante salientar que a responsável da não colocação no mercado de peixe contaminado é a indústria alimentar. Os produtos onde a presença de parasitas é evidente não podem ser comercializados sem uma limpeza prévia. Em nenhum caso o peixeiro é obrigado a devolver-lhe o seu dinheiro se descobrir parasitas nos seus peixes quando chegar a casa. 

 

Descubra mais conselhos de saúde aqui.

 

 

Pin It on Pinterest