Confitar e caramelizar são dois termos que são frequentemente confundidos. Podem parecer ser a mesma técnica culinária, mas a verdade é que são muito diferentes. Se quiser aprender a diferença entre estas duas técnicas, continue a ler!

 

Confitar

Para garantir o sucesso ao confitar, temos de prestar especial atenção ao tempo e à temperatura. Podemos confitar tanto alimentos doces como salgados.

Confitar reúne vários significados. Em primeiro lugar, de acordo com o Dicionário de Gastronomia, confitar “consiste em introduzir fruta ou frutos secos em calda ou outro líquido açucarado e cozinhar lentamente a uma temperatura muito baixa (50ºC)”. Por outro lado, como já mencionámos, também podemos confitar alimentos salgados como carne, peixe ou vegetais. Neste caso, e mais uma vez seguindo o Dicionário de Gastronomia, confitar é uma “técnica de cozedura que consiste em introduzir um alimento num líquido gordo e cozinhá-lo a uma temperatura baixa (55-70ºC)”.

Uma das receitas que podemos utilizar para aplicar esta técnica é a preparação de algumas batatas confitadas. Para isso, precisaremos de batatas pequenas ou fatiadas, óleo de girassol, sal e pimenta. Podemos aromatizar este óleo com diferentes ingredientes (ervas frescas, canela, alecrim, alho, bolas de pimenta…). Primeiro, lavamos as batatas, não é necessário descascá-las. Numa panela, adicionamos óleo suficiente para cobrir as batatas e colocamos a aquecer em lume médio até atingir cerca de 50ºC – 60ºC. Quando começa a borbulhar, adicionamos as batatas. Mantemos entre 45 e 60 minutos (dependendo da espessura, levará mais ou menos tempo), verificando o seu ponto de cozedura com uma faca ou um garfo. Devemos manter uma temperatura estável sem que esta atinja o ponto de ebulição. Quando os retiramos do lume, devemos mantê-los no seu próprio óleo até serem servidos. Quando servimos, salgamos e pimentamos a gosto.

 

Caramelizar

Em segundo lugar, temos a técnica de caramelização, que consiste na oxidação do açúcar. Para o conseguir, os alimentos em questão estão sujeitos a temperaturas elevadas (a partir de 170ºC). Com isto conseguimos que a sua superfície se torne caramelo, quer graças aos próprios açúcares dos alimentos, quer graças à adição de açúcares. É utilizado principalmente em confeitaria e doces, tais como creme ou fruta, mas também pode ser feito com pratos salgados, tais como cebola.

Preparar uma deliciosa cebola caramelizada é fácil, e fica ótimo com os seus pratos favoritos. Vamos precisar de cebola, azeite e açúcar mascavado. Cortamos a cebola em juliana grossa. Numa frigideira, adicionar o azeite, a cebola e um punhado de sal enquanto se mexe bem com o mínimo de calor. Para acelerar o processo, podemos adicionar açúcar mascavado. Continuar a agitar de vez em quando até a cebola escurecer. Dentro de 30 minutos, teremos uma bela cebola caramelizada. Para facilitar ainda mais, pode ajudar-se a si próprio a partir de um robot de cozinha.

 

Conclusão

Uma vez revistas as definições das duas técnicas, podemos ver que confitar e caramelizar são duas técnicas diferentes. Dependendo dos alimentos e do resultado que pretendemos alcançar, devemos utilizar um ou outro.

 

Sabia qual é a diferença entre confitar e caramelizar? Conte-nos a sua experiência nos comentários!

Descobrir mais sobre outras técnicas de cozinha aqui.


Imagen 1 de Wounds_and_Cracks

Imagen 2 de stevepb

 

 

Pin It on Pinterest