Podemos encontrar todos os tipos de arroz, mas nem todos podem ser utilizados para preparar o mesmo prato. Dependendo da receita, teremos de cozinhar o arroz de forma diferente ou utilizar uma variedade ou outra. A seguir, falamos-lhe de diferentes formas de cozinhar arroz de acordo com a receita.

Para preparar as seguintes receitas, podemos ajudá-lo com um Cooking Chef para garantir resultados profissionais sem complicações.

 

Caldo de arroz com cavala

A chave para preparar um grande caldo de arroz é um bom caldo e fritar, bem como escolher o grão de arroz certo. O melhor arroz para este prato é redondo, como o tipo bomba.

Para preparar um caldo de arroz com cavala, vamos precisar

  • 800g de cavala
  • 600 gr. de arroz
  • 1 cebola
  • 4-5 tomates
  • 1 l. de caldo de peixe
  • 1 pimento verde
  • 1 pimento vermelho
  • 2 batatas
  • 3 dentes de alho
  • 20 gr. de amêndoas
  • Açafrão
  • Salsa picada

Em primeiro lugar, salteamos a cebola picada com azeite na tigela do seu Cooking Chef. Depois adicionamos os pimentos picados e o tomate ralado a 120º com a misturadora flexível à velocidade 1.

Incorporamos o caldo de peixe e as batatas picadas 5 minutos à velocidade 3. Em seguida, adicionamos o arroz, mexemos e deixamos cozer durante 20 minutos à velocidade 1 e à temperatura 110º.

No processador de alimentos, picamos o alho, as amêndoas e a salsa e adicionamos à tigela.

Acrescentamos a cavala e deixamo-la. Acabar de cozinhar (cerca de 10 minutos).
Uma vez que o nosso arroz com caldo esteja pronto, podemos polvilhar um pouco de açafrão por cima.

 

Risotto de portovello

Para preparar um risotto, é recomendável a utilização de um tipo de arroz carnaroli ou arbório. A sua proporção de amido ajuda a obter um arroz maduro sem ser exagerado.

A seguir, vamos ver como preparar um risotto portovello. Vamos precisar:

  • 1 cebola
  • 200 gr. portovello
  • 200 ml. de creme de cozinha
  • 330 gr. de arroz arborio ou carnaroli
  • 1000 ml. caldo de legumes
  • 40 gr. de queijo parmesão
  • 30 gr. pinhões
  • 40 ml Azeite Virgem Extra
  • Sal e pimenta

Começamos por limpar e cortar a cebola em cubos. Adicionamos à tigela juntamente com o óleo e programamos o Cooking Chef durante 4 minutos a 110ºC em velocidade contínua com o gancho agitador.

Adicionamos o portovello, programamo-lo novamente durante 8 minutos, reduzimos a temperatura para 98ºC e programamos um intervalo de pausa de 3 minutos. Quando faltarem 4 minutos para terminar o tempo, adicionamos o creme e quando tiverem passado 2 minutos, adicionamos o arroz, permitindo que o tempo restante seja reduzido.

Finalmente, adicionamos o caldo quente e programamos o intervalo de pausa para 3 durante 14 minutos a 98ºC. Antes do fim do tempo de cozedura, adicionamos o queijo parmesão e os pinhões. Se necessário, ajustar o sal e a pimenta.

Há muitas outras receitas para preparar este prato. Sugerimos um risotto de boletus e foie gras ou um risotto de espargos verdes, limão e menta.

risotto

 

Paella

A Paella é provavelmente um dos pratos espanhóis mais conhecidos internacionalmente. De acordo com os nossos gostos, podemos preparar a típica paella valenciana ou preparar a receita que mais gostamos. O mais importante para preparar uma paella é usar um grão grosso e redondo de arroz como o tipo bomba.

Vamos ver como devemos cozinhar o arroz para obter grandes resultados. Os outros ingredientes que queremos acrescentar ficam ao gosto de cada um!

Numa paella, fritamos em óleo abundante a carne e vegetais do nosso paladar. Quando estão bem dourados, acrescentamos o tomate esmagado.

Uma vez que o nosso refogado esteja pronto, devemos acrescentar o caldo. Para preparar um arroz seco numa paella, utilizaremos 1 parte e meia de caldo de arroz para 1 parte de arroz. O caldo deve ser muito quente. Aumentar o calor e deixar o caldo ferver em lume brando durante cerca de 30 minutos.

Adicionamos o arroz e cozemos durante cerca de 20 minutos, até o arroz estar ao seu gosto. Se necessário, adicionar mais água.

Finalmente, deixar a paella descansar durante alguns minutos antes de servir.

 

Sushi

Nos últimos anos, o sushi provocou um furor no nosso país. É um dos pratos do momento, que podemos encontrar em todo o lado. A sua preparação é mais complicada do que parece, mas podemos prepará-la em casa se seguirmos os passos adequados.

Para o sushi, devemos escolher um grão de arroz curto e glutinoso. Não tem um nome específico, mas podemos encontrá-lo como ‘arroz para sushi’.

Para começar, precisamos de 200g de arroz e deixá-lo de molho. Depois colocamos o arroz numa coador e limpamos cerca de 5 vezes, até que a água deixe de colorir. O que procuramos quando o limpamos é remover o amido.

Depois cozinhamos o arroz com cerca de 230cl de água durante 7 minutos em lume brando. Depois retiramos e deixamos descansar por mais dez. Durante todo este processo, é muito importante que cubramos a panela com uma tampa.

Enquanto o arroz está a cozinhar, pode aproveitar para preparar o peixe ou qualquer outro ingrediente que queira adicionar.

Uma vez terminado o arroz, pode preparar o sushi. Pode fazer rolos espalhando as algas marinhas, colocando o peixe no centro e depois cobrindo-o com arroz e apanhando as algas marinhas. Também pode preparar niguiris. Basta preparar bolbos de arroz e colocar o peixe em cima.

sushi

Como podemos ver, existem muitos tipos de grãos e cada um deles é adequado para diferentes receitas. Dependendo do prato que estamos a cozinhar, devemos escolher uma variedade ou outra.

 

Qual é o seu prato de arroz favorito? Partilhe-o nos comentários!

Descobrir mais sobre outras técnicas de cozinha aqui.

Vá lá, vamos todos ultrapassar isto! #EuFicoEmCasa

 


Imagen 2 de Jumi Kang en Pixabay

 

 

Pin It on Pinterest