As gorduras contidas no abacate levaram muitas pessoas a considerá-lo prejudicial para a saúde. Mas é um alimento com numerosas propriedades que o tornam um dos frutos mais apreciados.

 

O que contém o abacate?

Esta fruta tem uma ingestão calórica ligeiramente mais elevada do que outras. Se o introduzir na sua dieta poderá apreciar as suas gorduras monoinsaturadas, especialmente o Ómega 3.

Além disso, esta fruta destaca-se pelo seu elevado nível de potássio. De facto, embora o mito popular diga que a banana é o fruto com maior conteúdo deste mineral, a verdade é que o abacate supera-o amplamente.

Da mesma forma, também podemos encontrar neste fruto magnésio e uma elevada percentagem de vitaminas dos grupos B e E. Este último destaca-se pelo seu elevado poder antioxidante.

 

As propriedades do abacate

Conhecer as propriedades do abacate irá convencê-lo a incluí-lo na sua dieta, para além das saladas típicas. Na verdade, a sua riqueza nutricional é uma garantia para o cuidado integral da saúde.

 

Cuidados com os olhos

O abacate contém luteína, um elemento que tem a propriedade de cuidar da saúde dos olhos. Por conseguinte, protege a retina dos raios solares e contra a degeneração macular e as cataratas.

 

Antioxidante e protetor

O elevado nível de vitamina E neste fruto aumenta as defesas do organismo contra qualquer agressão externa. Além disso, ajuda a manter a pele jovem e nas melhores condições possíveis.

 

Saúde cardiovascular

O conteúdo de ácido fólico deste fruto é uma grande contribuição para a boa saúde geral do corpo e especialmente para as mulheres grávidas. Além disso, a combinação de gorduras saudáveis, ácido fólico e vitamina E é uma grande ajuda para a saúde do sistema cardiovascular.

 

Controlo do colesterol

Como dissemos anteriormente, o abacate é rico em gorduras monoinsaturadas, especialmente Ómega 3. Uma das suas propriedades mais notáveis é que atua reduzindo o nível de colesterol LDL, conhecido como mau colesterol devido aos seus efeitos negativos sobre o organismo.

 

Dentes saudáveis e bonitos

Alguns dos compostos que fazem parte do abacate destroem as células nocivas da cavidade oral, mantendo as saudáveis em perfeitas condições. Desta forma, ajudam-no a manter os dentes em perfeitas condições.

Melhora a nutrição

A inclusão do abacate na nossa dieta também nos ajuda a aumentar a absorção de outros nutrientes presentes em frutas e vegetais, até cinco vezes mais do que o normal. Por conseguinte, permite-nos melhorar a nossa nutrição.

Cuidar do cabelo

O abacate não se preocupa apenas com a saúde do nosso organismo. Também ajuda a reparar o cabelo seco e danificado, dando-lhe uma nova vitalidade graças ao seu elevado teor em gorduras e vitaminas. Se quer mostrar uma cabeleira perfeita, não pode esquecer o abacate!

Quer tirar partido de todos os benefícios do abacate para o seu corpo? Desfrute do sabor especial dos abacates Kenwoodworld introduzindo-os em saladas, smoothies e todo o tipo de receitas. Para além de lhes dar um toque único, estará a cuidar da sua saúde.

Descubra mais conselhos de saúde aqui. 

 

 

Pin It on Pinterest