O flambear é uma técnica culinária que foi descoberta no século XIX quando um empregado de mesa na cidade de Monte Carlo ateou inadvertidamente fogo a uma panela de crepes que se destinava ao rei Eduardo VII. Quando provaram o resultado, perceberam o sabor gerado pelo fogo e, desde então, é um método que tem sido utilizado tanto para tornar o prato mais crocante na sua superfície como para lhe dar um efeito espetacular quando o serve.

 

Processo do flambeado

É feito com bebidas alcoólicas e pode ser feito diretamente no prato, na apresentação do mesmo, ou na frigideira. As principais bebidas para dar um toque de sabor aos pratos são: brandy ou conhaque, whisky e rum.

Para flambear na frigideira, é preciso que esteja muito quente. Adicionamos um pouco de álcool e acendemos com um maçarico e imediatamente aparecerá uma chama na frigideira.

Como é um processo delicado que envolve uma chama, temos alguns truques para que o possa fazer da forma mais segura:

  • Desligue o extrator, porque a gordura impregnada pode queimar.
  • Mantenha uma tampa à mão no caso de precisar desligar.
  • Escolha o álcool certo. Quanto mais álcool, melhor arderá. E o álcool tem de estar à temperatura ambiente para que não demore muito tempo a inflamar-se.
  • Usar um fósforo longo ou um maçarico para não se queimar quando a chama aparece.
  • Cuidado com os resíduos de álcool na frigideira

 

Que alimentos ou receitas se flambeam?

Os pratos mais comuns que são flambeados são de caça ou de aves. Uma receita poderia ser um lombinho de carne flambeado com brandy. Além de alguns peixes e mariscos, tais como camarões flambeados com anis.

Sobremesas e doces podem ser flambeados, uma receita típica é banana flambeada com rum que dá um toque crocante à superfície e muito sabor. E, é claro, a receita que inventou esta técnica, crepes de praticamente qualquer ingrediente.

As bebidas como os cocktails também são flambeadas, para baixar o seu teor alcoólico e proporcionar um espetáculo quando são servidas.

 

Conhecia a técnica de flambear? Já flambeou algum prato? Diga-nos!

Descubra mais técnicas de cozedura aqui.

 

 

 

Pin It on Pinterest