Gosta de pão? Gosta de descobrir novas receitas, cheias de sabor? A focaccia de tomate cherry se tornar-se-á a sua maior tentação. O melhor de tudo, com os ingredientes e utensílios de cozinha necessários, preparar esta receita tradicional italiana em casa será muito mais fácil do que se pensa.

 

A focaccia Barese

A Focaccia é uma das receitas mais tradicionais em Itália. É preparado em numerosas versões, embora uma das mais tradicionais seja a Barese com tomates cherry. É uma refeição perfeita para aperitivos e viagens para o campo ou para a praia.

Também permite muitas variações tanto no tipo de tomates escolhidos como pela adição de cebolas cortadas muito finas.

 

Como se faz?

  1. É uma massa semelhante à pizza, mas mais macia. Os peritos recomendam a sua preparação na véspera para o tornar mais digerível e macio. Além disso, para um bom resultado, é muito importante que se respeitem as fases de levitação.
  2. Para fazer esta focaccia, necessitamos de 300 gramas de farinha, 210 de água, azeite, sal, orégãos, fermento de padeiro e uma colher de açúcar. Para começar, misturamos a água, o fermento e o açúcar. Quando tudo é dissolvido, colocamos a farinha sob a forma de um vulcão e acrescentamos o sal. A partir daqui, adicionamos a água e amassamos até estar terminada.
  3. Colocamos a massa sobre uma superfície plana e amassamos enquanto adicionamos o óleo para a tornar homogénea. Colocamos a massa numa tigela e deixamos descansar.
  4. Aproveitemos o tempo preparando os tomates com sal, óleo e orégãos. Após o tempo de descanso, espalhamos um tabuleiro com óleo, estendemos a massa e tentamos torná-la uniforme. Em seguida, espalhamos os tomates e o líquido da sua maceração por toda a massa.
  5. Deixamos repousar até que os tomates mergulhem na massa e depois cozemos a focaccia durante pelo menos meia hora a 200º. Quando terminar, deitamos algumas gotas de água por cima e esperamos dez minutos, até que termine de repousar. Agora está pronto a comer!

 

Alguns truques

Se quiser poupar tempo, pode preparar a massa de focaccia 24 horas antes do momento em que a vai cozinhar. Tente mantê-la na zona menos fria do frigorífico e coberta, e no dia seguinte estará em perfeitas condições.

Da mesma forma, pode tornar o seu pão muito mais crocante se colocar o tabuleiro do forno mesmo por cima da base.

 

 

Gostaria de comer uma focaccia de tomate cherry? Siga estas dicas e poderá provar um delicioso prato deste pão genuinamente italiano, que é uma das tradições mais saborosas deste país.

Descubra mais receitas aqui.

 

 

Pin It on Pinterest