O gelado é uma das sobremesas preferidas de muitas pessoas, mas alguns optam por não o comer porque alguns têm muito açúcar adicionado. Contudo, as avelãs fornecem um elevado teor de vitamina E, energia necessária e também ajudam a reduzir o nível de colesterol no sangue. Aqui está uma versão saudável do gelado caseiro de avelã. 

 

Receita

 

Ingredientes

  • 200 g de avelãs tostadas.
  • 2 colheres de sopa de azeite virgem extra.
  • 300 ml de creme de chicotada.
  • 3 gemas de ovo grandes.
  • 300 ml de leite.
  • 150 ml de mel.

 

Preparação

  1. O primeiro passo é aquecer as natas e o leite juntos sem os deixar ferver. Então necessitamos de um robot de cozinha, tal como o Multipro Compact FDP301WH de Kenwood, para moer 150 g de avelãs em pó (os restantes 50 g que reservamos para adicionar mais tarde). Quando a areia de avelã estiver pronta, adicione o azeite para criar uma pasta.
  2. Depois temos de separar a clara da gema e bater as gemas até obter a consistência de um creme. Depois adicionamos as gemas, mel e avelãs ao leite e às natas que temos numa caçarola e batemos tudo muito bem. Deixar repousar em lume brando enquanto se mexe para que o creme possa engrossar. Uma vez feito o creme, deixamos arrefecer antes de o colocarmos num recipiente e colocamos no frigorífico durante um mínimo de três horas.
  3. Depois precisaremos de uma máquina de gelados, como o Major AT957A ou o Chefe AT956A da Kenwood. Para utilizar este aparelho, teremos de deixar o creme repousar durante várias horas no frigorífico para o levar à consistência da manteiga e depois teremos de quebrar o gelo enquanto nos movemos e introduzimos ar na mistura. Para adicionar ar com o frigorífico, teremos de tirar o creme do frigorífico e passá-lo ao aparelho, que terá passado um mínimo de 24 horas no frigorífico.
  4. Depois batemos o creme com a espátula constantemente para que o ar entre. Quando o creme começar a ter consistência de manteiga, adicionar as avelãs picadas que colocamos de lado. Quando a mistura estiver pronta, coloque-a num recipiente e congele-a durante pelo menos um dia.

No caso de não ter uma máquina de gelados, pode usar um dos misturadores Kenwood, e o que teria de fazer era transferir o creme (que terá estado no frigorífico durante cerca de 3 horas) para o misturador, e deixá-lo a mexer durante mais 2 horas para quebrar a cristalização. No fim de tudo, acrescentaremos as avelãs picadas e colocaremos tudo no congelador até ao dia seguinte.

 

Descubra mais receitas aqui.

 

 

Pin It on Pinterest