Cuidar da nossa saúde é um dos desafios mais importantes que enfrentamos todos os dias. Portanto, sabia que comer alimentos que lhe fornecem os nutrientes necessários para manter o seu corpo em perfeitas condições, como é o caso das gorduras saudáveis, é indispensável?

O mito das gorduras

Temos tendência a pensar que a própria gordura é negativa para a saúde. Contudo, é necessário romper com este mito e compreender que as gorduras insaturadas – ou seja, aquelas que consumimos no seu estado puro – ajudam-nos a manter o nosso nível energético, ganhar massa muscular, estimular o sistema imunitário e, inclusive, a cuidar da nossa pele.

Tome nota destes alimentos saudáveis ricos em gordura e incorpore-os na sua dieta para beneficiar dos seus efeitos positivos para a saúde. Tenha em mente que o corpo não os fabrica naturalmente, pelo que é aconselhável consumi-los regularmente para assegurar a sua presença no corpo.

O abacate

Contém ácido oleico monoinsaturado, bem como potássio e zinco. Este fruto destaca-se pelo seu sabor, bem como pelos benefícios para a saúde que os seus macronutrientes proporcionam. O melhor de tudo é a sua versatilidade: pode comê-lo em tostas, adicioná-lo à sua salada ou fazer um guacamole adicionando tomate, cebola, coentros e lima.

O coco

Um alimento indispensável na sua cozinha pela sua riqueza nutricional. Destaca-se especialmente pelos triglicéridos de cadeia média que contém e que o fígado necessita para alimentar as suas células sob a forma de corpos cetónicos.

 Las aceitunas

As azeitonas – e, claro, o azeite – contém óleos essenciais Ómega-3 e Ómega-6, que são essenciais para o bom funcionamento do corpo. Além disso, são ricos em vitaminas A e C.

Lembre-se que o ácido oleico é um dos seus melhores aliados na preservação da saúde do coração, uma vez que reduz o mau colesterol (LDL) e aumenta o bom colesterol (HDL).

Os legumes

A soja e o amendoim são as duas leguminosas com a maior percentagem de gorduras saudáveis, que se podem preparar em saladas ou como molho em todo o tipo de pratos.

O pescado azul

Não se esqueça também de incluir gorduras animais saudáveis na sua dieta, tais como as contidas nos peixes oleosos. Estes peixes têm uma grande quantidade de ómega-3, o ácido insaturado que protege a saúde cardiovascular. Salmão, atum ou sardinha são três variedades que não podem faltar na sua dieta. Para além do seu sabor, são extremamente versáteis e admitem uma grande variedade de receitas.

Os ovos

Sabia que cada ovo contém mais de 8 gramas de gordura monoinsaturada, o que é muito benéfico para a sua saúde? Também lhe fornecem nutrientes essenciais como fósforo, potássio e vitamina A. Razões suficientes para que coma ovos regularmente.

 

Como pode ver, as gorduras são saudáveis se escolher os alimentos que mencionámos. Descubra as técnicas de cozinha que o ajudarão a desfrutar mais do seu sabor – um prazer à mesa que o ajudará a cuidar da sua saúde!

 

 

Pin It on Pinterest