Os ovos escalfados são cozinhados em água quente em abundância, quase a ferver. O branco permanece branco preso à gema e a gema permanece macia. Em suma, poderíamos dizer que se trata de um “ovo meio cozido”. É uma forma alternativa aos clássicos ovos fritos, mas muito mais saudável, uma vez que são cozinhados sem qualquer tipo de gordura.

O tempo de cozedura é uma das técnicas de cozinha mais importantes que teremos de ter em conta na hora de as elaborar.

 

Técnicas de cozedura de ovos escalfados

Há muitas maneiras de cozinhar ovos escalfados, mas o resultado final é quanto tempo os vamos ter imersos na água. Nunca mais do que cinco ou seis minutos. E quase sempre, um salpico de vinagre é adicionado à água de cozedura. Explicamos passo a passo as dicas e técnicas para obter ovos escalfados perfeitos.

 

Fazer ovos escalfados no microondas

Este engenhoso dispositivo, que reduz o tempo em muitas preparações, também pode ser utilizado para preparar ovos escalfados. Como? Colocar um ovo numa tigela, resistente a altas temperaturas e completamente coberta com água. Colocamo-lo no microondas e, com a máxima potência, deixamos o tempo necessário até a água ferver.

Nesse momento retiramo-lo, adicionamos um pouco de vinagre, rachamos o ovo e colocamo-lo na água quente cobrindo a tigela com um prato. Volte a colocá-lo no microondas durante um minuto à potência máxima e o seu ovo escalfado está pronto. Retire-o com um escumadeira e depois de o secar com papel de cozinha, sirva-o.

 

Outra forma de fazer os seus ovos escalfados

Cobrimos alguns copos de cristal com papel de película e, com a ajuda de uma escova, colocamos um pouco de azeite na base. Rachar e colocar cada ovo no interior fechando a película, obtendo assim um saco transparente. Pode-se adicionar sal e pimenta a gosto.

Colocamos uma caçarola com bastante água e quando estiver prestes a ferver, adicionamos os sacos e deixamos cozer durante cinco minutos e meio. O tempo deve ser exato. Apagamos o lume e colocamos os sacos noutro recipiente com água fria. Após alguns minutos, podemos remover a película e servir os nossos ovos escalfados.

 

Uma forma tradicional e clássica de fazer ovos escalfados

Coloque bastante água numa panela com sal e um pouco de vinagre e deixe ferver. Quando a água entrar em ebulição, juntar os ovos e cozinhar durante quatro minutos. Retirar do calor, arrefecer e servir.

Tenho a certeza de que fará os seus ovos escalfados na perfeição com estas técnicas de cozedura. E lembrem-se, cozinhados desta forma são muito mais saborosos, saudáveis e nutritivos.

 

Descubra mais receitas aqui.

 

 

Pin It on Pinterest