A natureza é sábia, e isso nos mostra de muitas maneiras. No que diz respeito aos alimentos, em cada estação do ano, os alimentos sazonais estão associados ao tipo de nutrientes de que o nosso corpo necessita em função do clima. É por isso que os alimentos sazonais de verão são normalmente mais refrescantes e ricos em água para nos hidratar.

 

Frutas de Verão

No Verão, abundam as frutas frescas e saborosas. Como: melancia, melão, pêssego, damasco, nectarinas, peras, ananás,  amoras, figos ou mangas. Ideal como lanche, pequeno-almoço, lanche e até jantar, ou como acompanhamento de saladas.

 

Propriedades da melancia

A melancia é composta por 92% de água, por isso é um alimento muito hidratante e um diurético natural. Além disso, como é rica em vitamina C, melhora o sistema imunitário. Também melhora a saúde dos nossos ossos e ajuda a cicatrização. É um anti-inflamatório e antioxidante.

Benefícios do pêssego

O pêssego, além de ser um dos frutos mais doces do Verão, tem muitos benefícios para a nossa saúde. Porque contém vitaminas C e E, e minerais como magnésio, potássio, ferro e fósforo; cuida da flora intestinal e é antioxidante e diurético. Além disso, favorece a saúde da nossa visão.

Propriedades e benefícios dos figos

Higos fruta de temporada verano

Os figos são provavelmente o fruto com a polpa mais saborosa e com mais propriedades da estação do verão. O seu elevado teor em minerais (potássio, cálcio, magnésio, ferro), em vitamina K e na maior parte do grupo B, torna-os bons para a pele. Como são ricas em fibras, facilitam o trânsito intestinal. E o seu efeito saciante ajuda a controlar o peso, uma vez que têm apenas 70 calorias.

Poderá estar interessado no nosso artigo sobre batidos de verão, que contém receitas de batidos de melancia e menta, melão e pera e  de manga.

 

Verduras e hortaliças de Verão

Os legumes não escapam a esta classificação e são perfeitos para criar todo o tipo de saladas, tais como uma salada de feijão verde ou de batata, acompanhada, claro, de cebolas ou pepinos.

Mas sem dúvida, o rei de uma mesa de Verão é o tomate. O gaspacho e o salmorejo são um dos pratos mais típicos e apreciados nesta época do ano.

Propiedades y beneficios del tomate

O amado e conhecido tomate é uma grande fonte de antioxidantes que são provenientes das vitaminas A, B, C e E que previnem o envelhecimento. Os do grupo B, especialmente o ácido fólico, beneficiam o sistema nervoso. Também contém minerais tais como potássio, fósforo e magnésio.
É um alimento que melhora a saúde cardiovascular e previne muitos tipos de cancro.

O feijão verde e as suas propriedades

Vegetal no exterior e legume no interior, o feijão é rico em fibras e vitaminas B e C. Controla os níveis de açúcar e colesterol. Também ajuda na retenção de líquidos e tem efeitos antioxidantes.

Pepino: benefícios para a saúde

O pepino é rico em vitaminas C e B, potássio e oligoelementos. Cuida do sistema imunitário e, devido ao seu elevado teor de água, é depurativo e diurético. É um alimento básico em dietas de emagrecimento por ser tão leve, com apenas 30 calorias. Além disso, protege-nos contra as doenças graças à vitamina C.

Gazpacho andaluz receta de verano

Se tiver um PureJuice Pro pode preparar um delicioso gaspacho. Aqui está a receita.

 

Peixe no Verão

As altas temperaturas dos meses de Verão tornam invulgar a preparação de pratos elaborados, guisados e estufados. Mas o nosso corpo também precisa de proteínas, por isso recomendamos a mudança para peixe, que é muito mais leve e apetitoso.

O biqueirão, robalo ou atum são peixes que abundam no Verão e com os quais se pode desfrutar de inúmeras receitas: robalo cozido ao vapor com alho, assado, arroz de feijão com atum e espinafres ou atum com tomate, biqueirões em vinagre ou fritos…

Benefícios e propriedades do atum

O bonito pertence ao grupo de peixe gordo, portanto, é muito rico em ómega 3, o que ajuda a regular os níveis de colesterol. Além disso, é uma boa fonte de proteínas e as suas vitaminas, especialmente as do grupo B, como a B12, são fundamentais para a formação de glóbulos vermelhos, o sistema nervoso e o sistema imunitário. Contém também minerais, sobretudo iodo, que é necessário para a tiróide.

 

Qual é a sua comida de Verão preferida? Diga-nos nos comentários!

Mais informação sobre ingredientes e alimentos aqui.

 

 

Pin It on Pinterest