A marmelada e a compota, caracterizados pelo seu sabor doce, são dois produtos muito característicos da dieta mediterrânica. Além de serem um dos principais ingredientes dos pequenos-almoços e petiscos, sempre acompanhados de um bom pedaço de torrada, são um complemento perfeito para qualquer receita de adoçar tanto uma sobremesa como um prato principal salgado.

 

Diferenças entre marmelada e geleia

Embora à primeira vista possam ter o mesmo aspeto e ao degustá-los seja difícil saber se são uma marmelada ou uma geleia, a verdade é que estes dois produtos apresentam algumas diferenças relacionadas, fundamentalmente, com o seu processo de elaboração, a quantidade de açúcar que têm e o tratamento dado à fruta.

A marmelada é geralmente composta por um mínimo de 30% de fruta. Para o fazer, a fruta é cortada ou esmagada (com uma boa batedeira) e o açúcar é adicionado até se dissolver. A geleia contém uma maior percentagem de fruta, pelo menos 45 %, da qual apenas a polpa é utilizada. Além disso, o açúcar não é adicionado diretamente, mas faz parte de um xarope que é misturado com a polpa para fazer a geleia.

Em resumo, a marmelada caracteriza-se pelo facto de ser feito de fruta picada ou triturada e conter uma menor quantidade de açúcar, enquanto que a geleia é feita de polpa e xarope de fruta, que fornece uma maior quantidade de açúcar.

 

A marmelada e a geleia na cozinha

Atualmente, tanto a marmelada como a geleia são muito utilizadas na alta cozinha como acompanhamento ou como ingredientes para molhos em muitos pratos salgados, graças a técnicas de cozinha inovadoras que permitem a sua perfeita integração, tanto nas entradas como nos pratos principais.

Tradicionalmente, as marmeladas e geleias têm a fruta como ingrediente principal, mas o avanço das técnicas de cozedura significa que hoje em dia são jogadas com compotas de vegetais como o tomate, diferentes variedades de pimentos, e até abóbora.

A geleia é ideal para fazer molhos para diferentes tipos de carne e criar esse toque agridoce. Aqui estão alguns exemplos:

Vitela no forno com geleia de manga e maçã

Para acertar este prato, basta assar um pedaço de vitela da forma tradicional e fazer um molho simples à base de geleia, ou se preferir, geleia, fervendo a polpa destas duas frutas em água com açúcar e adicionando um toque de canela, gengibre, mostarda e um traço de vinagre. Para facilitar muito, pode usar um dos robots de cozinha da Kenwood.

 

Experimente diferentes receitas e molhos com marmelada ou geleia e tenha sucesso com os seus pratos.

Descubra mais sobre ingredientes e alimentos aqui.

 

 

 

Pin It on Pinterest