Nestes tempos em que a fast food e a comida pré-cozinhada estão a ganhar terreno, é essencial que tomemos especial cuidado com o nosso organismo. E não há maneira mais eficaz e simples de o fazer do que comendo fruta. A Organização Mundial de Saúde tem apoiado um programa, “5 por dia”. Recomenda-se que coma pelo menos cinco porções de fruta ou vegetais por dia, uma vez que estes alimentos fornecem uma dose instantânea de energia e saúde.

O melhor de tudo, comer fruta é tão simples como fazer um sumo ou um batido. Vários copos destes por dia ajudarão a reforçar o sistema imunitário na prevenção de doenças, bem como na recuperação de pequenos distúrbios de saúde. Este consumo deve ser muito moderado e sob controlo médico em pessoas que sofrem de excesso de peso, diabetes ou obesidade.

 

Mitos e verdades sobre o consumo diário de fruta

Queremos expressar aqui uma série de declarações sobre os frutos e como eles afetam a nossa saúde, são ouvidos na sociedade e todos os dias somos confrontados com muitas dúvidas a seu respeito.

 

Mitos

  • “A fruta não tem calorias”: Tem, sim, desde que é composta por hidratos de carbono, ou seja, açúcares.
  • “Comer fruta à sobremesa ou à noite torna-o mais gordo”: Isto não é verdade uma vez que as calorias de fruta são as mesmas em diferentes alturas do dia. Mesmo muitos nutricionistas, em casos de dietas, recomendam o consumo de fruta antes do almoço para satisfazer o apetite e preparar o estômago, ativando os sucos gástricos.
  • “A mistura de frutas não é recomendada”: A combinação de diferentes frutas não produz qualquer tipo de efeito negativo e existe uma grande variedade de composições que podem ser feitas. No entanto, é melhor consumi-lo o mais cedo possível antes de atingir o seu estado de oxidação.
  • “As frutas são pobres em cálcio”: este grande erro está muito difundido entre a população que não sabe que laranjas, morangos, uvas, ananás, tangerinas, framboesas, figos ou amoras silvestres são ricos em cálcio.
  • “O ananás ajuda a perder peso e a queimar calorias porque é diurético”: Nenhuma fruta ajuda a perder peso ou a eliminar líquidos. É verdade que algumas frutas têm mais açúcares e mais água do que outras. O ananás é recomendado em dietas de emagrecimento porque transporta muito poucas calorias.
  • “O melhor é comer apenas fruta”: Qualquer nutricionista negará esta afirmação, uma vez que fornece comida insuficiente ao corpo e quando acordamos podemos sentir-nos fracos e com mais apetite. O mais recomendável é acompanhá-lo com lácteos.

 

Verdades

  • Entre 80 e 90% da composição da fruta é água.
  • As laranjas, ricas em Vitamina C, previnem as constipações. São também benéficos em casos de anemia.
  • Alguns frutos são bons para a prisão de ventre devido ao seu elevado teor de fibras, por exemplo o maracujá. Assim como a pele dos frutos moles.
  • Os frutos ricos em vitamina E protegem durante o desenvolvimento do envelhecimento, em algumas variantes do cancro e em doenças cardíacas. Por exemplo, o abacate é altamente recomendado nestes casos.

 

A fim de continuar a sensibilizar as pessoas para todas as vantagens de consumir estes alimentos, queremos tornar a sua preparação mais fácil. Kenwood apresenta-lhe uma vasta gama de produtos com os quais pode preparar sumos ricos, batidos e shakes para si e para a sua família, para que possa desfrutar destes saborosos sabores de uma forma diferente. Já não teremos de lutar com os mais pequenos da casa para que eles levem os seus pedaços de fruta do dia-a-dia, eles farão isso sem se aperceberem com este simples truque. E já agora, aproveite as ofertas, com as quais pode poupar até 70 euros em determinados artigos.

 

Descubra mais conselhos sobre ingredientes e alimentos aqui. 

 

Zumos con Vida productos Kenwood

 

 

 

Pin It on Pinterest