O azeite é um alimento que está presente na maioria das refeições e, portanto, nas cozinhas de todo o mundo. Por vezes, são feitos pratos que se pensa necessitarem de um toque diferente. Existe uma possibilidade bastante simples de surpreender o seu paladar, qual? Aromatizando o azeite, para obter uma despensa cheia de azeite aromatizado. 

Além disso, o facto de aromatizar os seus azeites fará com que tire partido de elementos que normalmente descartaria porque não os considera úteis. Por exemplo, fruta ou peles de citrinos, ou também muitas especiarias ou sementes das quais não sabe como tirar partido. 

 

Como preparar o azeite aromatizado?

As técnicas de cozinha a utilizar para aromatizar o azeite são fáceis. Só tem de misturar os ingredientes que escolheu e deixá-los repousar. Por vezes, o azeite é também aquecido com os outros elementos para obter uma infusão e aliviar o processo, mas apenas quando é necessária uma pequena quantidade e num curto espaço de tempo.

Se optar por fazê-lo a frio (recomendado), em cerca de 20 dias os sabores terão sido integrados e o azeite será aromatizado. Depois disto, basta coar o líquido e armazená-lo num frasco de vidro num local escuro e seco (para a sua correta conservação). 

Por outro lado, é preferível utilizar um azeite de sabor suave e de baixa acidez, de modo a que todas as tonalidades sejam evidentes no resultado final.

 

Como combinar o óleo aromatizado?

É interessante conhecer como combinar o azeite aromatizado. Desta forma, podemos saber ao certo quais os pratos que podem ser temperados com os diferentes azeites. 

Carnes e saladas podem ser combinadas com azeites misturados com ervas mediterrânicas, tais como tomilho e alecrim, para lhes dar um toque campestre. Para pratos de massas e pizzas, os azeites aromatizados com alho, malagueta e pimenta vêm a calhar. No caso dos guisados, os azeites de cominho, cravinho ou louro são muito bons.

Além disso, trata-se de usar a sua imaginação e fazer as suas próprias criações com o que lhe vier à cabeça: feijão baunilha, anis, canela, etc.

 

Algumas ideias

Deixamos-lhe uma receita para começar a preparar os seus azeites aromatizados o mais depressa possível:

Óleo de gengibre e canela:

É preciso uma pequena raiz de gengibre ralado, um raminho de canela e meio litro de azeite.

  1. Ralar a raiz de gengibre e colocá-la num frasco ou garrafa.
  2. Acrescentar a canela e cobrir tudo com o azeite.
  3. Deixar o azeite descansar durante cerca de 20-30 dias. Coar e armazenar num local fresco, seco e escuro.

Lembre-se que é importante ter bons utensílios para obter bons resultados nas suas receitas.

 

Descubra mais sobre ingredientes e alimentos aqui.

 

 

Pin It on Pinterest