O nitrogénio líquido é um gás que foi introduzido com notável sucesso nas novas criações gastronómicas. Deve saber que a sua adoção é recente. Uma vez que não tem de modo algum mais de 15 anos, embora se tenha tornado popular desde então.

Neste artigo vamos explicar como este gás pode ser combinado com várias técnicas de cozedura.

 

Evolução do nitrogénio na cozinha

Em primeiro lugar, deve dizer-se que a introdução de nitrogénio líquido foi iniciativa de alguns génios na cozinha como Dani García, Paco Roncero e Ferran Adrià. Utilizaram-no para fazer sobremesas, como parte do seu projeto de cozinha molecular. Graças a isto, foram obtidos novos resultados que facilitam a preparação de pratos mais atrativos.

A principal propriedade deste gás líquido é que tem a virtude de cozinhar, tal como o fogo, e um produto livre de bactérias é conseguido. No entanto, o ponto de ebulição é -196º C. Desta forma, obterá a mesma desidratação como se estivesse a assar uma carne ou um peixe, por exemplo, porque é capaz de congelar a parte fria.

Dentro das técnicas de cozedura, houve uma clara evolução na utilização deste gás. No início só era utilizado para gelados, hoje em dia é também vulgarmente utilizado noutros pratos. Vamos experimentar um contraste significativo porque o interior da comida é cozinhado, mas o exterior é frio. Assim, obtemos um efeito muito interessante de aquecimento a frio no mesmo produto. A condição sine qua non é que saiba medir a temperatura para evitar problemas. Porque, se não souber como controlá-lo, poderá não obter o resultado esperado.

Por esta razão, recomendamos que comece por praticar calmamente e, desta forma, poderá refinar esta arte. Ter ferramentas de cozinha molecular, tais como as oferecidas pela Kenwood, tornará o seu trabalho mais fácil.

Deve-se notar que este componente é utilizado para algumas entradas e sobremesas porque são alcançados resultados espetaculares. Se tiver uma ideia de como utilizar este gás líquido, poderá obter pratos muito interessantes que surpreenderão os seus convidados.

 

Conclusão

O nitrogénio líquido faz parte da nova cozinha, na qual novos componentes são combinados para obter o efeito desejado e para conseguir um novo prato com execução perfeita. Na Kenwood temos uma vasta gama de pequenos aparelhos que são fáceis de utilizar para que possa cozinhar qualquer prato em casa com diversas técnicas.

 

Descubra mais sobre técnicas de cozinha aqui.

 

 

Pin It on Pinterest