Se gosta de descobrir novos gostos e texturas, não conseguirá resistir a experimentar o pão chinês conhecido como baozi. Esta é uma versão diferente do tradicional pão cozido a vapor. Embora possa parecer um prato exótico, é fácil de fazer se tiver os utensílios de cozinha adequados. Está preparado para isso? Aqui tem a receita.

 

A massa

Vai necessitar de ¼ de um quilograma de farinha de trigo, 120 mililitros de água, 20 gramas de açúcar, 15 ml de óleo vegetal e 3 gramas de fermento de padeiro. Misturar todos os ingredientes exceto a farinha. Não deixar de trabalhar a massa até que esta tenha absorvido o açúcar. Depois adiciona-se e amassa-se até que todo o líquido tenha sido absorvido.

A este ponto, enrolar a bola de massa sobre uma superfície lisa e trabalhar mais 5 minutos, até que todos os ingredientes estejam bem integrados. Deixar em repouso durante uma hora à temperatura ambiente.

 

O recheio

Uma das características deste pão é que leva um recheio que pode conter vários ingredientes. Apresentamos-lhe a receita mais clássica, baseada em carne de porco.

Para preparar este recheio de baozi, são necessárias 200 gramas de carne de porco picada, cebolinha, alho, gengibre, farinha de milho, molho de soja, óleo de sésamo, açúcar, pimenta e sal.

Mistura-se numa tigela a carne, o molho de soja, a farinha de milho, o óleo e o sal, o açúcar e a pimenta branca. Para garantir a sua correta integração, movimentar todos os ingredientes durante alguns minutos em movimento circular. Nesta altura, adicione os restantes temperos e não deixe de mexer até sentir uma textura pegajosa.

Finalmente, deixá-lo no frigorífico durante algumas horas para deixar repousar a marinada.

 

Fazer o baozi

  1. Quando estiver preparado os dois elementos que fazem parte deste pão chinês, é altura de elaborar a apresentação do baozi que habitualmente conhecemos.
  2. Trabalha-se durante 5 minutos a massa já preparada e dá-lhe a forma de um cilindro de modo a fazer 8 bolas do mesmo tamanho. Pega-se num, põe-se um pouco de farinha por cima. Esmagá-lo com um rolo para lhe dar a forma de um disco.
  3. Pegue uma porção do recheio e coloque-a no centro, fechando a massa de modo a ter a forma de um saco.
  4. Colocar os sacos no vaporizador, deixá-los descansar durante 45 minutos.
  5. Depois cozinham- se durante mais um quarto de hora com a água a ferver para ter o baozi pronto. Basta abrir um pouco a tampa da panela e deixá-la repousar durante 5 minutos antes de a tirar. E agora pode experimentar este saboroso pão chinês recheado.

 

Descubra mais receitas de pão aqui. 

 

 

Pin It on Pinterest