Se um dos seus alimentos preferidos for massa, provavelmente preferirá que seja fresca. A sua preparação em casa é a melhor solução, uma vez que embora se possa encontrá-la na maioria dos supermercados ou lojas especializadas, tendo certas técnicas de cozedura para o poder fazer em casa, nos trará muitas vantagens.

 

Vantagens e benefícios ao fazer massa fresca em casa:

  • Menor custo de produção.
  • Garantia total de frescura
  • Controlo total dos ingredientes utilizados para fazer a massa fresca
  • Pode ser congelado para o manter pronto, embora seja sempre melhor consumi-lo fresco

É importante seguir os passos estritamente. Embora seja muito mais fácil do que pensamos, se não seguir os passos à letra, poderá não obter todas as qualidades que a massa fresca necessita. As técnicas de confeção são simples.

 

Quer saber como fazer massa fresca?

Aqui está uma receita simples para começar na cozinha.

Ingredientes para o fabrico de massas com ovos frescos:

  • 3 ovos de tamanho médio
  • 300 gramas de farinha ou sêmola de trigo + a quantidade necessária para amassar
  • 1 colher de chá de azeite 
  • 1 pitada de sal

 

Preparação passo a passo:

  1. Formaremos uma montanha com a farinha ou sêmola de trigo, na qual abriremos um buraco no meio para colocar os ovos. Acrescentar uma pitada de sal e bater com um garfo.
  2. Adicionar gradualmente a sêmola ou farinha e amassar com as mãos até obter uma consistência cremosa.
  3. Quando toda a farinha ou sêmola for incorporada, continuar a amassar durante dez ou quinze minutos. Se tiver uma batedeira ou um robot de cozinha, pode fazer esta fase do processo. Caso contrário, usaremos as nossas mãos e trabalharemos com paciência para obter uma massa lisa e elástica. É importante respeitar os tempos.
  4. Se a massa for demasiado pegajosa, podemos adicionar mais farinha ou se, pelo contrário, se tiver tornado seca, adicionar alguma água ou ovo batido. Embrulhe-o em película e coloque-o no frigorífico durante pelo menos 30 minutos.
  5. Agora podemos começar a moldar a nossa massa. Colocaremos farinha na mesa de trabalho e, com um rolo ou com as nossas próprias mãos, começaremos a aplanar e a esticá-la. Podemos dobrar a massa em duas, polvilhar e continuar com o mesmo método.
  6. Uma vez obtida a espessura desejada, cortaremos com uma faca com a forma desejada.

A massa está agora pronta a cozinhar.

Embora possa parecer um pouco incómodo e custar mais no início, verá que com a prática sairá melhor e utilizará menos tempo. A massa fresca será sempre melhor e mais saborosa se tiver um robot de cozinha como o kMix ou o Kenwood’s Chef Elite.

 

Decubra mais receitas aqui.

 

 

Pin It on Pinterest