Se quiser um pão integral delicioso, ideal para fazer sandes ou tostas ricas com manteiga e compota, o pão de centeio e espelta é o mais adequado para si. A sua preparação em casa é muito simples, especialmente se encurtarmos a sua preparação com uma pequena ajuda.

 

O que é preciso para fazer pão de centeio e de espelta?

A primeira coisa a fazer é ter os ingredientes à mão. Não se esqueça de ir ao supermercado com uma lista detalhada, para que quando começar a fazer a receita não lhe falte nada. O que precisa é:

  • 300 mililitros de água.
  • Meio quilo de farinha de espelta integral.
  • 100 gramas de farinha de centeio integral.
  • 20 gramas de fermento prensado.
  • Uma colherde sal.

Como pode ver, estes são apenas alguns dos ingredientes. Agora só falta dar início aos passos até conseguir o produto final.

 

Receita

  1. Primeiramente, aqueça a água na qual vai dissolver o fermento. Depois, numa tigela grande, misture todas as farinhas, adicionando o sal. Deve-se fazer um buraco no centro da mistura, como um vulcão, onde se servirá a água com o fermento. Em todo este processo, se quiser encurtar o tempo e facilitar as coisas para si próprio, pode usar o Kenwood’s Cooking Chef.
  2. A seguir, com toda a massa, criará uma bola, que verá reduzida novamente. Deixe repousar num recipiente coberto com papel de cozinha transparente durante uma hora. Evite deixá-lo em áreas com corrente de ar, tentando encontrar um local de preferência quente.
  3. Depois de deixar a massa repousar durante o tempo estipulado, verá que o seu tamanho duplicou. Depois, volte a amassá-lo, tentando dar-lhe a forma de um pão. Uma vez conseguido isto, irá colocá-lo sobre um tabuleiro, fazendo alguns cortes finos a um centímetro de profundidade.
  4. Sobre a massa, polvilhe um pouco de farinha de centeio integral. Deixe-o repousar durante trinta a quarenta minutos, até o ver dobrar de novo em tamanho.
  5. O passo seguinte é pré-aquecer o forno a 220 graus. Mas antes de mais, coloque uma pequena bandeja com água para que se molhe durante este processo. Após vinte minutos, introduza a massa. Deixar passar dez minutos para que se possa baixar a temperatura a 200 graus.
  6. Precisará de cerca de mais 25 minutos para transformar a massa neste pão fascinante. Depois de o tirar do forno, lembre-se de o deixar arrefecer durante alguns minutos antes de consumir.

O pão integral de centeio e de espelta é ideal para dietas. Embora precise de poucas desculpas para trazer esta delicadeza para a mesa, não deixará a sua família indiferente. Como já viu, a sua preparação é muito simples e, acima de tudo, se tiver a ajuda de que necessita, pode usar ainda menos tempo. A cozinha está a tornar-se cada vez mais simples, se apostarmos nas últimas tecnologias.

 

Descubra mais receitas aqui.

 

 

Pin It on Pinterest