O que são antioxidantes naturais?

Certamente já ouviu em muitas ocasiões que alguns alimentos têm antioxidantes e que são necessários para o nosso corpo, mas sabe o que são e por que é tão importante tomá-los?

Os componentes antioxidantes preservam a saúde, prevenindo o envelhecimento das células. Isso reduz o risco de doenças crónicas e cancro. Eles mantêm os nossos corpos jovens, por dentro e por fora, e isso fica visível na pele e no cabelo.

As qualidades antioxidantes são dadas pelos seguintes elementos:

  • Vitaminas dos grupos A, C e E
  • Beta carotenos
  • Zinco
  • Selénio

 

Os 10 alimentos com mais antioxidantes

Felizmente, existem muitos alimentos que contêm antioxidantes e, seja qual for o tipo de dieta que siga, certamente encontrará vários deles que se adequam ao seu gosto e estilo de vida.

Aqui está o TOP 10:

  • Cacau (chocolate preto):

O Cacau contém flavonóides e polifenóis – complexos de antioxidantes – e gorduras saudáveis. Além disso, estimula a produção de endorfinas, hormonas do prazer e da felicidade. E, o melhor de tudo … é ótimo!

  • Amoras:

É considerada a fruta com mais efeitos antioxidantes. É um pequeno fruto em forma de baga e pertence à família dos frutos vermelhos ou silvestres.

Seu alto teor de antioxidantes: vitaminas A, E e selénio contêm antocianinas, que reduzem a inflamação e fortalecem o colágeno natural. Como se não bastasse, não contém colesterol nem gordura, é rica em fibras e baixo teor calórico.

  • Chá verde:

O chá tem efeitos anticancerígenos e reduz o risco de doenças cardiovasculares. Além disso, é um diurético natural que previne cáries e alivia os sintomas das alergias primaveris mais comuns. Recomenda-se tomar duas ou três chávenas por dia.

  • Chía:

Trata-se de sementes milenares com muitas propriedades benéficas para a saúde. Hoje é considerado um super alimento.

Destaca-se o seu alto teor de fibras e vitaminas, minerais e claro, as suas qualidades antioxidantes. Regula os níveis de colesterol graças ao ómega 3 que possui.

Pode ingerir numa salada, adicionar ao iogurte, batidos e smoothies, ou mesmo sozinha. Mas lembre-se que deve deixá-la de molho por 30-45 minutos antes de tomá-la.

  • Legumes:

Todos os legumes são uma boa fonte de antioxidantes. E são um dos alimentos básicos, muito presentes na nossa dieta mediterrânea. É aconselhável comer um prato pelo menos 2 ou 3 vezes por semana.

O lado bom das leguminosas é que existem diferentes tipos, que também diferem muito no sabor e que podemos combinar durante a semana como preferirmos. As mais comuns são: lentilha, feijão, grão de bico e ervilha. Eles são uma fonte muito importante de energia (carboidratos) e calorias.

receta de garbanzos con espinacas

  • Tomate:

O tomate é um vegetal tão comum que muitas vezes nos esquecemos da quantidade de benefícios que ele contém. Seus agentes antioxidantes preservam nossa saúde e previnem o envelhecimento. Também reduz o colesterol, ajuda a baixar a pressão arterial em pessoas hipertensas e é antitrombótico.

  • Salmão:

Sem dúvida, é um dos peixes com mais propriedades. É bem conhecida a sua grande quantidade de ómega 3, chave para manter a pele sem rugas e radiante, combatendo as inflamações e protegendo o coração. Sua composição de dimetilaminoetanol antioxidante produz um efeito muito positivo no cérebro; aumentando a capacidade cognitiva e melhorando a memória.

  • Frutos secos:

As nozes são os frutos secos com mais características antioxidantes, mas praticamente todos as contêm. Eles previnem o aparecimento de cancro e regulam o sono.

Nozes, amêndoas, avelãs, castanhas de caju, pistácios … são muitos tipos e são um petisco ideal que fornece energia, fibras e gorduras benéficas.

  • Brócolos:

Este vegetal contém grandes quantidades de vitaminas A, C, E e minerais: zinco e potássio. Combate a obstipação graças às fibras e protege contra a hipertensão e é anticancerígeno.

  • Alho:

Quisemos deixar o alho como último, não porque contenha menos propriedades do que o resto dos alimentos e ingredientes da lista, mas pelo contrário. É o mais importante antibiótico natural, antiviral e fungicida. Ele reduz os níveis de açúcar no sangue, diminui o colesterol, constipações e gripes, insónia e até úlceras. Além de tudo isso, também é um antioxidante e retarda a proliferação das células cancerosas, é um nutriente poderoso para a pele e regenera o sistema imunológico.

Essencial na nossa cozinha!

 

 

Sabia que todos estes alimentos têm estas prioridades antioxidantes? Conhece algum outro alimento que não lhe falte na sua dieta diária?

Descobrir mais sobre alimentação e saúde aqui. 

 

 

Pin It on Pinterest