O frio voltou e estamos a começar a ter vontade de comer pratos para aquecer. Quando pensamos em pratos para combater o frio é inevitável recordar guisados, sopas, ensopados e cremes, mas neste post trazemos-lhe uma receita original de Risotto de boletus e foie gras que com o Robot Cooking Chef estará pronto e delicioso num instante.

 

Dificuldade: Média

Tempo de preparação: 15 minutos

Tempo de confeção: 30 minutos

Porções: 6 pessoas

Acessórios: Gancho de cozedura Robot cooking chef da Kenwood, espátula manual, processador de alimentos com disco de corte nº 6, proteção contra salpicos.

 

Ingredientes

Para o arroz:

  • 40 ml de Azeite Virgem Extra
  • 1 cebola
  • 200 g de boletus a gosto
  • 200 g de natas de cozinha
  • 330 g de arroz arbório ou carnaroli
  • 1 L de caldo de legumes
  • 40 g de queijo parmesão
  • Sal e pimenta

Para o molho:

  • 100ml de vinho do Porto Ruby
  • 100ml de caldo de galinha
  • 5g de açúcar

Acabamentos:

  • 200g de foie gras em quatro fatias grossas
  • Sal e pimenta

 

Preparação:

  1. Antes de começar, descascar e processar a cebola com o disco de corte nº 6, reservar. Cortar o boletus com uma faca em cubos de aproximadamente 3X3. Programar o Cooking Chef durante 27 minutos a 140ºC com o acessório gancho de remover à velocidade contínua, adicionar o óleo juntamente com a cebola, quando tiverem passado 5 minutos adicionar o boletus e deixar fritar durante 2 minutos. Quando faltarem 20 minutos, adicionar o creme e sair para reduzir durante 2 minutos.
  2. Adicionar o arroz, reduzir a temperatura para 103ºC e definir um intervalo de pausa 3. Quando faltarem 16 minutos para terminar a confeção, adicionar o caldo de legumes quentes e cobrir com a tampa anti salpicaduras durante 10 minutos. Quando faltarem 6 minutos para terminar a confeção, retirar a tampa para facilitar a evaporação do caldo antes do fim do tempo de confeção, adicionar sal e pimenta, se necessário.
  3. Adicionar o Parmesão sem temperatura e mexer durante 2 minutos.
  4. Assar o foie gras numa frigideira muito quente, dourar o exterior e deixá-lo mal passado por dentro. Temperar e cortar cada escalope em dois.
  5. Servir o arroz com o foie gras no topo.

 

Molho:

Colocar tudo numa panela e cozinhá-lo até obter uma textura cremosa.

Acabamentos:

Assar o foie gras numa frigideira até ficar dourado por fora e mal passado por dentro. Temperar e cortar cada escalope em dois. Servir o arroz com o foie gras no topo e o molho à volta.

Esta receita utiliza foie gras. O mais comum nos supermercados é o pato, embora o ganso também seja vendido, embora o processo seja mais caro. O fígado de ganso é maior e é geralmente considerado mais fino e delicado para comer do que o fígado de pato. A fim de conhecer os diferentes tipos que podem ser comprados, o grau de confeção deve ser tido em conta:

– Foie gras fresco: É o fígado cru inteiro, especialmente destinado a receitas culinárias, para ser simplesmente grelhado ou para fazer o Mi-Cuit. Pode ser mantido frio durante aproximadamente 7 dias.

Foie gras semi-cozido ou semi-preservado: Cozido a baixa temperatura, o foie gras mi-cuit obtém uma textura untuosa mais firme do que a do fígado cru e um sabor delicioso para ser consumido diretamente. Conservar durante aproximadamente 3 meses no frio.

– Foie gras enlatado: Cozinhado a uma temperatura mais elevada e esterilizado, com a possibilidade de adicionar outros elementos para além do fígado de pato. Pode ser preservado por até 4 anos.

 

Que outras receitas conhece para risotto? já cozinhou alguma vez com foie gras? Deixe-nos a sua experiência em comentários.

Descubra mais receitas aqui.

——————————————

Imagem de takedahrs

 

 

Pin It on Pinterest