A quinoa é um pseudocereal originário dos Andes que tem vindo a aumentar na Europa há já alguns anos, uma vez que é considerado um dos alimentos mais interessantes devido às suas grandes propriedades benéficas para a nossa saúde. A quinoa:

  • Contém o dobro de minerais e proteínas do que outros cereais, tornando-o um alimento particularmente interessante para desportistas, crianças e todo o tipo de pessoas empenhadas num estilo de vida saudável.
  • É uma grande fonte de antioxidantes tais como flavonóides, quercetina e kaempferol, que ajudam a melhorar a nossa saúde em geral.
  • Possui uma boa fonte de fibra que ajuda a controlar o colesterol e a prevenir doenças cardiovasculares.
  • É rico em ómega 3, ajudando a tratar problemas nervosos como o stress, ansiedade ou insónia.
  • É adequado para as pessoas celíacas uma vez que não contém glúten.
  • Graças ao seu elevado teor de magnésio, ajuda a combater as enxaquecas.

A quinoa é tão versátil quanto a sua criatividade o permite. Pode incluí-la em saladas, sopas, tortilhas ou mexidos, como acompanhamento ou em sobremesas. Devido ao seu sabor agradável, pode ser incorporado em quase todos os pratos. Pode comprá-la sob a forma de farinha para fazer pão ou doces, ou em sementes para cozinhá-la como arroz e fazer uma ampla variedade de pratos com ela.

Abaixo, oferecemos-lhe uma série de receitas que seleccionámos pela sua versatilidade. A partir deles, pode criar tantas variações quantas a sua imaginação permitir. Lembre-se que tem de o cozinhar primeiro. Primeiro lavá-lo para remover a saponina, e depois cozinhá-lo numa proporção de uma chávena a três chávenas de água, entre 15 e 20 minutos.

 

Como incluir a quinoa na nossa dieta: as receitas mais interessantes

 

Tortilha de quinoa

Para esta receita basta bater os ovos, adicionar tomate cortado em cubos, quinoa cozida, manjericão fresco e sal.

Salada de quinoa

Misturar a quinoa cozida com um tomate picado, cebola, pimento verde, pimento vermelho, ovos cozidos e azeitonas pretas. Em qualquer caso, pode adicionar os vegetais que mais gosta.

Quinoa salteada com legumes e frango ao estilo oriental

Picar cebolas, cenouras e peitos de frango em juliana e cogumelos. Saltear os legumes numa frigideira ou wok juntamente com o frango, também se pode acrescentar camarões. Finalmente, adicionar a quinoa e virá-la algumas vezes antes de servir.

Quinoa com iogurte

Uma sobremesa super nutritiva e simples. Adoçar um iogurte branco com mel e adicionar nozes, uvas passas e quinoa cozida. Ideal como pequeno-almoço, lanche ou jantar.

Comece a incluir quinoa no seu cesto de compras, a sua saúde irá agradecer-lhe, e prepará-la com a ajuda de robots de cozinha de Kenwood será tremendamente fácil.

 

Descubra mais sobre ingredientes e alimentos aqui.

 

 

Pin It on Pinterest