O sushi é um dos pratos do momento. Nos últimos anos, o seu consumo, produção e restaurantes especializados proliferaram em todas as partes. Tornou-se uma iguaria que pode ser encontrada em todo o lado. Agora, muitas pessoas querem experimentá-lo em casa. Se este é o seu caso, continue a ler, porque vamos ensinar-lhe técnicas que precisa de saber para preparar sushi.

 

Antes de mais, o arroz

Os peritos dir-lhe-ão que o mais difícil deste prato é, sem dúvida, o arroz, uma vez que o peixe é consumido cru. Para começar, terá de tomar um arroz especial, especificamente o japonês, e separar 200 gramas. Depois, deixa-se de molhar, para que fique mais macio e possa ser cozinhado mais facilmente.

Depois, lava-se um total de 5 vezes até que a água do arroz deixe de colorir. Esta é uma forma natural de eliminar o amido que contém, o qual contamina o sabor. Após este processo, deixa-se repousar durante cerca de uma hora.

Numa panela grande ou num robot de cozinha com uma função de cozedura, como Cooking Chef, com a tampa colocada e com 230 centilitros de água, deixa-se o arroz cozinhar durante cerca de sete minutos, em lume brando. Retire-o dali e deixe-o descansar por mais dez minutos. Tudo isto sem remover a tampa, uma vez que continuará o processo de cozedura, apenas de uma forma muito mais lenta.

Agora é tempo de preparar o seu próprio vinagre. É preciso usar um grande esguicho de vinagre de arroz, algum açúcar e sal. Agitar bem os três ingredientes até que tenham sido diluídos um no outro. A medida é normalmente uma colher de açúcar e uma colher de sal, mas dependerá um pouco do seu gosto e do tipo de peixe que vai utilizar. E aí é misturado.

 

Preparação do peixe

O peixe, por outro lado, tem de ser preparado em tiras. Se vai utilizar camarões, mande-os já cozinhados. Pegue nas algas, espalhe-as, coloque o peixe no meio e cubra-o com arroz, recolha as algas marinhas e terá rolos. Esta é apenas uma forma, pois também se pode deixar os bulbos de arroz preparados e decorá-los com algum salmão no topo. Em ambos os casos dependerá do seu gosto, e não se esqueça de utilizar complementos como o tomate, o abacate ou o pepino.

Em conclusão, a fama do sushi não é imerecida, uma vez que é um prato grande, rico e saudável. No entanto, deve ser preparado com cuidado, especialmente o arroz, uma vez que irá determinar a forma e consistência das diferentes peças.

 

Descubra mais sobre técnicas de cozedura aqui.

 

 

Pin It on Pinterest