Os meses de Outono e Inverno são os melhores para saborear marisco, uma das grandes jóias da gastronomia espanhola. As águas frias têm mais nutrientes e as tempestades batem os penhascos, tornando os moluscos em melhores fontes de alimento. É o momento perfeito para estas iguarias marinhas.

Se se atrever a cozinhar alguns frutos do mar, deve conhecer as principais técnicas de cozedura para garantir que são cozinhados corretamente. A altíssima qualidade destes produtos fica arruinada se não forem tratados com precisão, pelo que vale a pena saber em pormenor como devem ser tratados. Explicar-lhe-emos tudo.

 

Técnicas e conselhos para cozinhar marisco

  1. Utilizar água do mar. Se tiver água do mar bem filtrada disponível, não hesite em utilizá-la. Se não o tiver, use água normal e adicione sal marinho. A proporção está entre 35 e 50 gramas por litro de água, dependendo de quão salgado gosta dos seus frutos do mar.
  2. Utilizar recipientes adequados. As panelas em que se cozinham os frutos do mar devem ser grandes e confortáveis, especialmente se se vai trabalhar com espécies grandes, tais como lagostas ou lagostins. Certificar-se de que a água cobre devidamente os moluscos.
  3. Esticar as peças. Se vai cozinhar lagostas, por exemplo, é um bom truque amarrá-las antecipadamente a uma tábua, para que fiquem bem esticadas e não se torçam quando cozinhadas.
  4. Mortos ou vivos. Cada espécie tem a sua particularidade e em alguns casos é melhor que os exemplares já estejam mortos quando são cozinhados e em outros casos é melhor que cheguem vivos. No caso de espécies que devem ser cozinhadas vivas, é importante que a água esteja fria quando são atiradas para a panela. Apenas camarões e percebes são atirados vivos para a água a ferver e deixados a ferver até o líquido voltar a ferver.
  5. No caso da lagosta, por exemplo, é aconselhável matá-los com uma faca antes de os colocar na água, ou no forno ou na chapa. Para o fazer, são cortados da cabeça à cauda.
  6. Quente. Lembre-se que os frutos do mar são muito melhores se forem consumidos frescos, quentes ou temperados. Não o deixe muito tempo à espera, pois perderá o seu intenso sabor.

 

Tempos de cozedura

Os tempos de cozedura do marisco variam consoante as espécies. Algumas das principais são estas:

  • Lagosta: 20-30 minutos, dependendo do tamanho.
  • Caranguejo: 5-7 minutos, dependendo do tamanho.
  • Sapateira: 18-20 minutos, dependendo do tamanho.
  • Lavagante: 20-25 minutos, dependendo do tamanho.
  • Centolla: 20 minutos, dependendo do tamanho.
  • Percebe: ½ minute.
  • Camarão: ½ minute.
  • Gambas: 1 minuto.

 

De qualquer forma, se ficar preso no tempo, pode sempre recorrer a um processador de alimentos como o Kenwood’s e apreciar o marisco!

Descubra mais técnicas de cozedura aqui. 

 

 

Pin It on Pinterest