O calor está ao virar da esquina, e com a sua chegada, traz-nos novos produtos sazonais para o Verão. Consumir produtos sazonais de acordo com a época do ano é bom para a nossa saúde e o ambiente, bem como para o nosso bolso. Estes são alimentos que são colhidos no seu ponto ótimo, pelo que retêm todos os seus nutrientes e o seu sabor é mais intenso.

 

Abacate, o melhor antioxidante do Verão

O abacate é um produto muito versátil. É ideal para pratos frios, por isso pode adicioná-lo à sua salada ou creme favorito, preparar um delicioso guacamole para petiscar ou espalhar numa tosta.

Este produto de Verão é rico em ácidos gordos ómega-3, vitamina E e fibras. Se estiver a seguir uma dieta pobre em calorias, deve vigiar o seu consumo. O abacate contém mais calorias do que outras frutas e vegetais, pelo que também não devemos consumi-lo em excesso.

 

As frutas mais frescas do Verão: melancia e melão

As melancias são uma fruta refrescante ideal para o Verão. Podemos comê-la como sobremesa ou lanche, ou colocá-la no nosso avental e usá-lo como ingrediente nos nossos pratos principais. Contêm uma elevada percentagem de água, pelo que é um alimento saciante com uma ingestão calórica muito baixa.

Outra fruta de Verão é o melão. Este alimento fornece-nos fibra, antioxidantes e vitaminas A e C, pelo que não pode faltar nas nossas mesas. Tal como a melancia, podemos tê-la como sobremesa ou incluí-la nas nossas refeições como prato principal, por exemplo, sob a forma de um creme frio.

 

As sardinhas, o peixe de Verão

O Verão é a melhor altura para comer este peixe azul. As sardinhas são ricas em ácidos gordos ómega-3 insaturados, ajudando a reduzir os níveis de colesterol.

Há muitas maneiras de as cozinhar: assadas, em pickles, fumadas, etc. São muito fáceis de encontrar se vamos comer fora, por isso não temos desculpa para aproveitar o Verão para consumir este prato delicioso.

 

O ingrediente mais refrescante: o tomate

O tomate não pode faltar na dieta mediterrânica – e ainda menos no Verão. Quer esteja a preparar um gaspacho refrescante ou uma salada, esta comida não pode faltar nas nossas mesas.

Os tomates fornecem-nos vitaminas como A, K e C, bem como ferro e potássio. Ajuda-nos a combater o envelhecimento, pois contém antioxidantes. Além disso, o seu conteúdo calórico é muito baixo, pelo que é ideal para se manter em forma durante o Verão.

 

Para uma cena light: o pepino

Para um jantar leve, a nossa escolha ideal é o pepino. É um vegetal perfeito para saladas. Graças ao seu elevado teor de água, ajuda a arrefecer-nos durante os meses mais quentes. É um grande complemento das nossas saladas ou para preparar cremes frios.

Revimos alguns dos melhores produtos sazonais para o Verão. Estes alimentos vão ajudar-nos a arrefecer durante os meses mais quentes do ano e manter uma dieta saudável e equilibrada, cuidando da nossa linha.

 

Descubra mais dicas sobre alimentação e saúde aqui.

Ânimo, vamos todos ultrapassar isto!

 

 

Pin It on Pinterest