O controlo da temperatura é muito importante para garantir que alcançamos os resultados desejados e ótimos. Dependendo do ingrediente que utilizamos e do prato que queremos preparar, teremos de aplicar um ou outro tipo de temperatura. É também muito importante garantir que consumimos produtos que sejam seguros para a nossa saúde e que sejam cozinhados corretamente.

Com os robots de cozinha da Kenwood é muito fácil acompanhar a temperatura que estamos a utilizar. Na sua exposição indicam sempre a temperatura a que estamos a cozinhar e podemos ajustá-la de acordo com as nossas necessidades.

Vamos agora ver para que serve cada tipo de temperatura e o que podemos preparar de acordo com ela.

 

Temperar chocolate: 50ºC

O primeiro passo para temperar o chocolate é derretê-lo. A temperatura que utilizamos é muito importante para garantir bons resultados. Cada tipo de chocolate requer uma temperatura diferente, numa escala de 40ºC a 50ºC.

Se quiser saber mais sobre este processo, convidamo-lo a ler o nosso post sobre como temperar o chocolate.

 

Escalfar: 72ºC – 82ºC

O escalfado é uma técnica em que os alimentos são aquecidos num líquido sem atingirem o ponto de ebulição. É utilizado principalmente com alimentos delicados tais como ovos, aves, peixe e fruta.

Para escalfar alimentos, recomenda-se a utilização de uma temperatura entre 72ºC e 82ºC.

 

Cozinhar em lume brando: 98ºC – 99ºC

Ao ferver, estamos a cozinhar os nossos alimentos em líquidos quentes mantendo-os imediatamente abaixo do ponto de ebulição da água. Este é um tipo de cozedura mais suave do que a ebulição.

Podemos utilizar esta técnica para cozinhar um ingrediente durante um longo período de tempo, para obter resultados suaves e maduros.

 

Ferver e cozer a vapor: 100ºC

Ao ferver, submergimos o alimento num líquido, levando-o ao seu ponto de ebulição (100ºC). Este é o método mais utilizado, uma vez que podemos ferver vegetais ou preparar sopas, arroz ou massa.

A vaporização é uma variação deste método. Consiste em cozinhar alimentos com vapor, sem os submergir em qualquer líquido ou óleo. É uma opção saudável, pois perde menos nutrientes do que os alimentos cozidos.

hervir

 

Saltear vegetais: 130ºC-140ºC

Uma pequena quantidade de gordura – geralmente óleo – é utilizada para fritar os alimentos, aplicando temperaturas elevadas durante um curto período de tempo. Durante este processo a comida é cozinhada completamente, bem como “bronzeada” no exterior.

Esta é uma grande técnica de cozedura, uma vez que os alimentos conservam a sua cor e sabor.

 

Dourar carne: 180ºC

Quando cozinhamos carne, podemos aplicar este tipo de técnica de cozedura. Este tipo de cozedura é conhecido por caramelizar ou tostar o exterior da carne. Podemos conseguir isto aplicando uma temperatura muito elevada e utilizando algum tipo de gordura, seja óleo ou manteiga. É um método que é utilizado acima de tudo em carnes assadas.

Como já vimos, a temperatura é muito importante, dependendo do resultado que procuramos. Normalmente não dispomos de um termómetro para controlar a temperatura a que estamos a submeter os nossos alimentos. No entanto, graças aos indicadores de temperatura dos robots de cozinha, não só podemos saber a temperatura que estamos a utilizar a todo o momento, como também podemos controlá-la e ajustá-la.

 

Sabia as utilizações para cada tipo de temperatura?

 

Descubra mais dicas sobre alimentação e saúde

Vá lá, vamos todos ultrapassar isto!

 

 

Pin It on Pinterest