Para cuidar do nosso corpo, é essencial começar com uma boa alimentação. Não só temos de manter uma dieta variada e equilibrada para obter todos os nutrientes essenciais para o nosso corpo, como também temos de cuidar da nossa flora intestinal.

O que é a flora intestinal?

A flora intestinal é constituída por um grupo de microrganismos que vivem no nosso intestino. O corpo humano não pode fabricá-los, pelo que deve adquiri-los do exterior. Como a flora intestinal se alimenta do que comemos, é muito importante cuidar dela e alimentarmo-nos corretamente para garantir o seu bom funcionamento e boa saúde.

A flora intestinal desempenha três funções essenciais:

  • Promovem a síntese e a digestão dos alimentos, vitaminas e minerais que consumimos.
  • Impedem a implantação de bactérias externas que nos podem causar infecções.
  • Ativam e reforçam o nosso sistema imunitário.

Para cuidar da nossa flora intestinal, é essencial incluir estes três alimentos na nossa dieta: fibras, prebióticos e probióticos. Mas que alimentos devemos comer para os obter?

Alimentos para cuidar da nossa flora intestinal

  • Vegetais e frutas, tais como espargos, alhos-porros, cebolas, alcachofras ou maçãs, ajudam a alimentar os microrganismos nos nossos intestinos para assegurar um bom funcionamento graças à fibra que fornecem.
  • Outra boa fonte de fibra são os cereais integrais, tais como massas, pão ou arroz integral. Cuidado! Como com tudo, nunca é bom exagerar. A fibra facilita o trânsito intestinal, mas consumida em excesso pode criar um efeito laxante.
  • A sopa de missô é feita a partir de grãos de soja fermentados. Contém enzimas digestivas que promovem o equilíbrio da flora intestinal.
  • Rebentos como a luzerna ajudam a regenerar a flora intestinal e a melhorar a digestão. São consumidos frescos e crus, normalmente adicionados a saladas, patês ou molhos.
  • Iogurte ou kefir são alimentos carregados com probióticos, que são responsáveis pelo fortalecimento do nosso sistema imunitário.

Pode consultar a nossa secção de receitas para preparar deliciosos pratos com estas pequenas dicas.


Alguns conselhos finais

Para garantir que a nossa flora intestinal funcione corretamente, temos de adotar estilos de vida saudáveis para além dos alimentos. É por isso que é aconselhável fazer exercício e beber muitos líquidos.

 

Descobrir mais dicas sobre nutrição e saúde aqui

 

 

Pin It on Pinterest