Todos sabemos a importância de incluir a fruta na dieta. Desta forma, a nossa nutrição é mais completa e mais rica. O que podemos não ser tão claros é sobre quando é melhor comê-lo. Este é um tema muito discutido quando falamos de dieta e alimentos. Quando devemos comer a fruta? Neste post, explicamos

Em regra, a fruta é normalmente consumida após as refeições, uma vez que a consideramos uma sobremesa, e como tal tratamo-la da forma tradicional em Espanha, embora não seja a melhor altura do dia para o fazer, uma vez que a maioria dos nutrientes que fornece se perde durante o processo digestivo, uma vez que é mais longa do que o normal, atrasa a digestão e muitas pessoas podem sentir-se mal por comerem fruta após uma refeição.

Mas todas as horas não é muito aconselhável, porque a fruta contém uma substância chamada frutose, que o corpo converte em glicose e energia. Se não consumirmos esta energia, esta glucose tenderá a acumular-se no corpo sob a forma de gordura, pelo que devemos ter em conta que os frutos também devem ser consumidos nas horas centrais do dia.

Começar o dia com fruta é uma boa maneira de nos carregar com energia, bem como consumi-la a meio da manhã e a meio da tarde. Mas os melhores momentos são de manhã, pois o metabolismo funciona mais rapidamente e as calorias são queimadas mais cedo. Mas não devemos esquecer que a fruta é um alimento pouco gordo e pouco calórico, uma vez que a frutose não é o mesmo que as calorias oferecidas pelos hidratos de carbono, mas o corpo assimila-as muito melhor e queima-as mais rapidamente sem acumular quase nenhuma gordura. Isto faz da fruta o melhor lanche da tarde, que é quando o metabolismo está no seu ponto mais lento.

 

1. Comer fruta com o estômago cheio

Estudos demonstraram que a melhor altura para comer fruta é antes de uma refeição. Comer fruta com o estômago vazio ajuda-nos a fazer melhor uso das suas vitaminas e minerais.

Quando consumimos apenas fruta, a sua passagem do estômago para o intestino delgado é muito rápida, pelo que a libertação de açúcares ocorre neste último. No entanto, se houvesse outros alimentos juntamente com fruta, o processo de digestão seria retardado. No entanto, comer fruta com o estômago cheio também não é prejudicial.

 

2. Comer fruta para sobremesa faz engordar?

Este mito está relacionado com o anterior. Há muita informação falsa sobre se a fruta é um produto que engorda. Como sempre, nada deve ser comido em excesso, e com isto em mente, afirmamos que a fruta não engorda.

O que é verdade é que a maioria das frutas tem um elevado teor de fibra, pelo que quando consumidas entre as refeições ou antes de comer produzem um efeito saciante e nos fazem comer menos de outros alimentos, pelo que nos ajudam a perder peso.

 

3. É saudável comer fruta durante a noite?

Um bom descanso está diretamente relacionado com uma boa dieta. A resposta sobre se é bom ou não comer fruta à noite não é branco ou preto, mas dependerá de cada pessoa. Mas há recomendações sobre que fruta comer à noite. Por exemplo, frutas ricas em água, tais como melão, ananás, maçã ou ameixa, são preferíveis porque melhoram o processo digestivo e mantêm o corpo hidratado durante toda a noite, ou saciar frutas que evitarão que fique com fome a meio da noite e invadir o frigorífico.

 

Em suma, quando é o melhor momento para comer fruta?

A melhor altura para comer fruta é quando sentimos que o nosso corpo se sente bem. Cada pessoa é um mundo e se a fruta se sente bem ou mal em certos momentos do dia dependerá de cada um de nós e das nossas rotinas.

Em geral recomenda-se não comer imediatamente antes de dormir, principalmente alimentos com elevado teor calórico. Isto porque à noite é quando o nosso corpo necessita da menor quantidade de calorias. Em geral, as frutas não têm um elevado teor calórico, mas também depende do tipo de fruta.

Por conseguinte, sabendo que as frutas e legumes são essenciais na nossa dieta diária, temos de fazer um esforço para conhecer em profundidade as suas propriedades nutricionais, a fim de tirar o máximo partido delas.

 

Conhecia estes mitos sobre fruta? Conte-nos nos comentários!

Descobrir mais dicas sobre nutrição e saúde aqui.


Imagem 1 de Elizadean

Imagem 2 de _Alicja_

 

 

Pin It on Pinterest