A origem do merengue

O merengue é uma sobremesa feita a partir de clara de ovo e açúcar amplamente utilizado em confeitaria. Há várias lendas que giram em torno da sua origem. Alguns dizem que o seu inventor foi o pasteleiro suíço Gasparini, que viveu em Meiringen. Outros, por outro lado, dizem que foi obra do cozinheiro do rei polaco Estanislas Leszczynski.

Existem vários tipos de merengues, principalmente suíços, italianos e franceses. Sabe quais são as suas diferenças? Hoje dizemos-lhe neste post.

 

O merengue francês

O merengue francês é o mais fácil de preparar. Basta reunir as claras de ovo, e uma vez que estejam espumosas, adicionamos o açúcar enquanto continuamos a bater até obter um merengue brilhante (a quantidade de claras de ovo e açúcar é normalmente a mesma (tanto, portanto). É utilizado para decorar sobremesas.

É muito importante cozinhar o merengue para nos proteger da salmonela. Para o fazer, decore com ele o seu bolo preferido antes de o colocar no forno. É normalmente utilizado dentro de alguma preparação que envolve a cozedura, como em bolos ou mousses.

 

O merengue suíço

Este merengue é preparado diretamente sobre o fogo. Para fazer um merengue suíço, devemos aquecer as claras de ovo com açúcar em banho-maria (geralmente duas vezes mais açúcar do que as claras). Uma vez atingida a temperatura de cerca de 55ºC, estes são batidos com uma batedeira até as claras de ovo e o açúcar engrossarem e aumentarem de tamanho.

O resultado é um merengue branco brilhante ideal para decorar as suas sobremesas favoritas.

 

O merengue italiano

Por outro lado, temos o merengue italiano. Este tipo de merengue, ao contrário dos suíços, é preparado com xarope e sem açúcar.

Para preparar o merengue italiano, montamos as claras de ovo sobre uma bola de neve. Ao mesmo tempo, preparamos o xarope misturando água, açúcar e um pouco de glucose. Depois temos de aquecer o xarope a cerca de 118ºC. Uma vez atingida esta temperatura, junte-a às claras, pouco a pouco, enquanto bate na mistura para obter um merengue brilhante.

O resultado final é um merengue cremoso e brilhante, perfeito para decorar bolos e sobremesas.

Alguma vez tentou fazer um merengue? Fale-nos sobre isso nos comentários!

pastel merengue

 

Descubra mais técnicas de cozinha aqui.

 

 


Pin It on Pinterest