A fast food está muito presente nas nossas vidas. Quer seja como uma celebração ou porque não nos apetece cozinhar, é fácil recorrer a estas opções. Todos sabemos que não devemos abusar deste tipo de alimentos, mas é muito fácil cair em tentação. Ainda assim, temos formas de fazer nós próprios versões saudáveis igualmente deliciosas.

A seguir, propomos adaptações de diferentes tipos de alimentos para preparar uma versão mais nutritiva e mais leve.

 

Hambúrguer com batatas

Tenho a certeza que quando pensamos em fast food a primeira coisa que nos vem à cabeça é um enorme hambúrguer com batatas fritas.

Podemos substituir o hambúrguer de carne de vaca e de porco por outras opções mais leves, tais como um hambúrguer de vegetais. Podemos ajudar-nos a nós próprios a partir de um processador de alimentos como o Prospero+ para tornar este processo mais rápido.

Para o hambúrguer de que precisamos:

  • 1 cebola
  • 1 cenoura
  • 1 dente de alho
  • 420g de feijão vermelho
  • 220g de tofu
  • 75g de sementes de girassol
  • 1 raminho de salsa
  • 2 colheres de sopa de caldo de legumes em pó

Pré-aquecemos o forno a cerca de 220ºC.

Raspamos a cenoura com um disco de ralar fino e depois mudamos o disco com a lâmina. Colocamos todos os ingredientes no recipiente e esmagamo-los. Recomendamos uma velocidade de 4-5 durante 6-8 segundos para misturar bem, mas mantendo a consistência da preparação.

Pegamos na preparação e formamos uma bola.
Colocamos numa assadeira e pressionamos para obter a forma de um hambúrguer. Repetir até que a massa esteja pronta.

Assamos os hambúrgueres durante 20 a 25 minutos até ficarem castanhos dourados. Retiramos e deixamos arrefecer, depois servimos.

Também podemos optar por utilizar peito de peru ou tofu. Se adicionarmos vegetais como cebolas, pimentos ou cogumelos, vamos realçar ainda mais o sabor. E em vez de batatas fritas, podemos preparar algumas batatas assadas deliciosas para evitar frituras ou para preparar uma simples salada.

 

Pizza

O truque para fazer uma deliciosa pizza leve está na massa. Podemos optar por fazer uma massa de pizza à base de couve-flor. É muito fácil de preparar, e tornamo-lo ainda mais fácil se tivermos um processador de alimentos que cozinhe como o kCook Multi.

Para a base, precisamos:

  • Metade de uma couve-flor
  • 1 ovo
  • Sal

Para preparar a massa, primeiro cortamos a couve-flor em dois. Retiramos as folhas e podemos cortá-las em grandes pedaços. Introduzimos a lâmina de corte na tigela e adicionamos a couve-flor ao recipiente do kCook Multi para moer. Também se pode moer a couve-flor com um moedor ou uma varinha mágica. Depois cozemos o puré de couve-flor durante 10 minutos.

Deixamos esfriar um pouco, acrescentamos um ovo, um pouco de sal e mexemos para que tudo fique bem misturado.

Depois colocamos papel vegetal sobre um tabuleiro. Escovamos um pouco com óleo para evitar que se cole. Colocamos a massa e espalhamos. Colocamos outro papel de cozinha em cima da massa e estendemos finamente.

A partir daqui, adicionamos tomate e coberturas a gosto! Podemos acrescentar cogumelos, cebolas, queijo, atum… Qualquer combinação é boa.

 

Wraps

Os wraps proporcionam muita diversão para preparar versões nutritivas. Podemos preparar massa com grão-de-bico ou cenouras, para poupar algumas calorias. Outra opção seria preparar as tortilhas com farinha de trigo integral, para aumentar o nosso consumo de fibras.

Se optarmos pelas tortilhas tradicionais de trigo ou milho, podemos encher a nossa embalagem com vegetais e legumes, tais como cebolas, pimentos, tomates, feijões ou lentilhas. Há muitas combinações, e podemos tentar encontrar aquela de que mais gostamos.

Se quisermos adicionar algum tipo de molho, o guacamole é ideal. É fácil de preparar e podemos envolver toda a família para passar algum tempo a cozinhar em conjunto.

Como já vimos, não é necessário abdicar da nossa comida preferida. Ao fazer uma boa seleção dos ingredientes, podemos preparar versões leves da nossa comida preferida.

 

Qual é a sua versão light da sua comida rápida favorita? Partilhe-a nos comentários!

Descubra mais dicas sobre alimentação e saúde aqui.

Vá lá, vamos todos ultrapassar isto! #EuFicoEmCasa

 

 

Pin It on Pinterest