O arroz é o alimento mais consumido no planeta. Um alimento indispensável na dieta com o qual centenas de receitas diferentes podem ser feitas. Das mais de 80000 variedades de arroz que existem, uma das que mais se destacam é o arroz vermelho. Nós dizemos porquê.

O arroz vermelho, também chamado arroz magro, é tão pouco conhecido pela maioria de nós como é interessante pelas suas propriedades nutricionais para a saúde. Alguns investigadores colocam a sua origem na ilha de Java, outros no Japão e alguns dizem Índia, embora a maioria dos estudos concordem que teve origem na América Central e do Sul.

 

Os 7 benefícios do arroz vermelhos para a saúde

O arroz vermelho contém muito mais minerais do que o arroz integral, sendo um cereal muito mais completo do que o arroz integral e, claro, do que o arroz branco. Se substituir arroz branco por arroz vermelho, estará a consumir um produto com muito mais nutrientes. Além disso, produtos refinados como o arroz branco aumentam os níveis de glucose no sangue, pelo que a substituição de produtos naturais pela sua versão mais saudável, neste caso, o arroz vermelho, não tem nada mais do que  vantagens. Entre as suas propriedades encontram-se:

  1. Reduz o mau colesterol e previne-nos de doenças cardiovasculares graças ao seu conteúdo em lovastina.
  2. Tem um grande poder antioxidante, protegendo-nos de todo o tipo de doenças, entre elas, o cancro.
  3. Contém um baixo índice glicémico, regulando os níveis de açúcar no sangue e a produção de insulina.
  4. Reforça as defesas graças ao seu conteúdo em vitamina B6 e zinco. Além disso, a vitamina B6 é muito benéfica para o nosso sistema nervoso, ajudando em casos de nervosismo, stress, ansiedade, depressão e mesmo os sintomas de irritabilidade e depressão típicos da síndrome pré-menstrual. O zinco ajuda a manter a saúde do nosso esqueleto, cabelo e unhas; acelera a cicatrização de feridas; é protetor hepático, protege a próstata e até ajuda a combater o zumbido nos ouvidos.
  5. Graças à sua composição em hidratos de carbono complexos, oferece uma grande sensação de saciedade, sendo muito útil em dietas de emagrecimento.
  6. É rico em fibras, o que ajuda em casos de prisão de ventre, melhora a saúde intestinal e previne o cancro do cólon.
  7. A fonte de magnésio ajuda a ter ossos fortes e saudáveis. Além disso, o magnésio ajuda as pessoas com problemas de asma. 

Para além de todos estes benefícios, o arroz vermelho adicionará cor à sua mesa e um toque exótico que tornará os seus pratos muito mais atrativos. Comece a mudar o seu cesto de compras e inclua a versão mais saudável de alimentos como o arroz. Depois disso, preparar arroz vermelho com a ajuda de um processador de alimentos como o Kenwood kCook Multi, por exemplo, é muito fácil.

 

Descubra mais conselhos de saúde aqui. 

 

 

Pin It on Pinterest