Uma dieta correta garante o bom crescimento e desenvolvimento do seu bebé. Nem todas as fases são iguais. É por isso que hoje vamos analisar as necessidades nutricionais do seu bebé de acordo com a fase em que se encontram.

 

De 0 a 6 meses

Durante a primeira fase do seu bebé, o leite fornece toda a nutrição de que ele necessita. Muitas pessoas optam por amamentar porque não só proporciona muitos benefícios ao nosso bebé, mas também à mãe. O leite materno adapta-se às necessidades do seu bebé e ajuda a protegê-lo. No entanto, também se pode escolher leite em pó ou uma mistura de ambos.

Uma questão que muitas mães se colocam é quando é que começa o desmame? A melhor opção é sempre seguir as instruções do seu pediatra, porque a idade para iniciar alimentos sólidos é diferente para cada bebé. Ainda assim, por volta dos 6 meses, as crianças podem começar a ter mais fome, e parece que é preciso dar-lhes mais leite para satisfazer a sua fome. Isto pode ser um indicador de que o seu bebé está pronto para começar a comer alimentos sólidos.

 

Dos 7 aos 9 meses

Quando o nosso bebé começa a desmamar, a melhor opção são as papas e os purés. Um puré caseiro com misturas suaves de frutas, vegetais ou arroz para bebé é uma ótima opção. Para começar, é aconselhável preparar puré líquido. Cozinhar as frutas ou legumes para os amolecer, e misturá-los bem com um liquidificador de mão.
Também pode usar robots de cozinha como o Cooking Chef ou processadores de alimentos como o kCook Multi Smart para preparar deliciosos purés.

Também pode incluir vegetais tais como lentilhas, ervilhas ou grão-de-bico, entre outros. Lembre-se de os misturar bem, para que as papas e o puré não fiquem grumosos.

 

Dos 9 aos 12 meses

Nesta fase, o seu bebé irá provavelmente começar a comer por conta própria. Pode começar a introduzir carne ou peixe, sempre bem cozinhado, para que o seu bebé se habitue a novos sabores. Também pode adicionar outros produtos lácteos tais como queijo ou iogurte. Lembre-se de cozinhar todos os alimentos muito bem, para que fiquem o mais macios possível.

Não introduzir todos os alimentos de uma só vez. É aconselhável deixar um tempo de 3 ou 4 dias entre a introdução de um novo alimento e outro. Desta forma, podemos descobrir se o nosso bebé tem alguma alergia ou intolerância.

 

Dos 13 aos 24 meses

Nesta fase, o seu bebé quer experimentar e aprender a comer sozinho. Dar-lhes alimentos macios e bem cozinhados como batatas, pão, legumes e fruta que possam apanhar e comer por si próprios. Mesmo que tenham poucos ou nenhum dente, o seu bebé ainda pode roer a comida com as gengivas. Contudo, devemos estar sempre de olho em todo o momento!

É aconselhável que as refeições se tornem um momento comum, em que toda a família come em conjunto. Deve ter em mente que o seu bebé pode começar a mostrar rejeição de certos alimentos e pode ser um pouco picuinhas. Não fique frustrado. Elogie o seu bebé quando ele come, e seja paciente com outros alimentos. Tenha em mente que os bebés aprendem observando, por isso a melhor forma de encorajar o seu filho a comer uma variedade de alimentos é através do exemplo.

 

Tem algum comentário ou conselho sobre a comida para bebé? Partilhe-o connosco!

Descobrir mais dicas sobre nutrição e saúde aqui. 

Vá lá, vamos todos ultrapassar isto! #Vouficaremcasa

 

 

Pin It on Pinterest