O debate manteiga contra margarina começou há muito tempo. O que é melhor para a saúde? Têm razão aqueles que dizem que a margarina é uma versão saudável da manteiga? Aqui estão algumas das suas características.

 

O que são exatamente?

A manteiga é um produto lácteo obtido batendo-se a parte mais gordurosa do leite, principalmente o leite de vaca, embora também possa ser feito com leite de outros animais. A quantidade de gordura que contém varia entre 80 e 85%. No mercado existem muitos tipos, tais como salgado ou com baixo teor de gordura, sendo este último feito com gelificantes, corantes e aromas que atingem uma textura quase idêntica à da manteiga tradicional. Fornece vitaminas A, D, colesterol e lípidos.

Por outro lado, a margarina é produzida a partir de gorduras vegetais que passam por uma série de procedimentos que permitem obter uma gordura sólida. Estes processos fazem com que os efeitos no nosso corpo mudem e não os da gordura inicial. Fornece vitamina E e A e outras como a fibra, que são adicionadas. 

 

Qual delas é melhor?

Quanto à guerra que existe entre os dois, podemos dizer que o resultado não é tão claro, uma vez que ambos trazem coisas boas e más. No entanto, o que muitos especialistas recomendam é eliminar ambos da nossa dieta, uma vez que fornecem muitas calorias. Por outras palavras, ambos engordam a mesma quantidade, por isso aqueles que dizem que a margarina é a versão saudável da manteiga não estão certos. Contudo, a margarina tende a conter menos gordura, pelo que é uma opção de menor caloria, embora também tenha os seus inconvenientes.

Os efeitos que a manteiga tem no corpo variam em todos os países, pois influencia muito o tipo de dieta que as vacas e outros animais comem em cada região. Além disso, estudos demonstraram que as gorduras lácteas não estão ligadas a doenças cardíacas ou outras doenças metabólicas. A manteiga feita de leite de vaca alimentado com erva fornece ómega 3, ferro, potássio e vitamina K2, que previnem doenças como o cancro, entre outras.

É também verdade que muitos estudos têm afirmado que a margarina ajuda a reduzir o colesterol, embora isto não signifique que possa reduzir o risco de desenvolvimento de doenças cardíacas. No entanto, a margarina pode ser feita a partir de óleo de palma, cuja extração é muito prejudicial para o ambiente.

Em conclusão, podemos dizer que embora a margarina reduza o colesterol, não ajuda a prevenir doenças cardíacas, enquanto a manteiga fornece muitos nutrientes benéficos para a nossa saúde. Portanto, a melhor opção seria a manteiga, embora o mais recomendável seja eliminar ambas da dieta, uma vez que ambas contribuem com muitas calorias e, em geral, não são boas para a saúde. A melhor opção seria consumir outras alternativas mais saudáveis, tais como o azeite virgem, ou na sua ausência, fazer um consumo moderado deste.

 

Descubra mais sobre ingredientes e alimentos aqui.

 

 

Pin It on Pinterest