Gosta de cozinhar? Se os doces são a sua paixão, tem de conhecer os tipos de edulcorantes que existem. Verá que, aplicando-as em várias técnicas de cozinha, poderá obter resultados espectaculares. Descubra o que pode conseguir preparando os seus pratos favoritos com os açúcares mais utilizados no mundo.

É claro, não se esqueça que os adoçantes também podem ser incluídos na preparação de algumas receitas salgadas, para lhes dar matizes especiais que irão surpreender os seus convidados.

 

O açúcar branco

É sem dúvida o mais conhecido de todos. Não falta em praticamente nenhuma despensa espanhola, e isso porque o seu sabor e falta de impurezas fazem dela um dos adoçantes mais versáteis que existem.

É importante ter em mente que é o açúcar mais refinado que se comercializa.

 

Açúcar refinado

Trata-se de uma apresentação diferente do açúcar branco. O seu formato extremamente fino em pó torna-o perfeito para decorar bolos e dar-lhes um toque adicional de doçura.

 

Açúcar pérola

Se já comeu Bolo Rei, tenho a certeza que já viu as bolas de açúcar que o decoram mais do que uma vez. São açúcar pérola, sempre usado para decorar doces.

 

Açúcar mascavado

A sua origem está na cana de açúcar, e certamente pode distingui-la sem problemas graças à sua cor castanha escura. Tenha também em mente que existem várias variedades deste açúcar, tais como o panela ou mascavo. Cada uma delas tem nuances de sabor únicas, como o alcaçuz ou o caramelo.

Demerara é um açúcar de alta qualidade porque não é refinado. Pode ser utilizado em todo o tipo de receitas.

O mascavo é feito a partir de cana inteira. Também não é refinado e, além disso, é caracterizado pelo seu elevado teor de melaço. Por conseguinte, quando se trabalha com ele terá de lidar com o seu toque pegajoso.

 

Mais edulcorantes

Nenhum destes açúcares o convence pelas suas receitas? Tenha em mente que existem outros edulcorantes com características muito específicas que podem ser melhor adaptados às suas necessidades culinárias. Por exemplo, existem açúcares líquidos no mercado, que podem ser perfeitamente adaptados à panificação e à preparação de bebidas e molhos.

Do mesmo modo, não podemos esquecer o isomalte, um dos mais curiosos formatos de açúcar. É feito de beterraba sacarina e tem metade das calorias de açúcar branco. A sua textura é ideal para fazer caramelo, mesmo com formas curiosas dada a sua grande dutilidade no seu trabalho.

Finalmente, vale a pena mencionar a stevia, um adoçante natural com um sabor muito semelhante ao do açúcar e a mesma facilidade de manipulação quando incluído em qualquer receita, mas com uma quantidade muito menor de calorias. Sem dúvida, é a opção perfeita para preparar uma receita leve.

 

Já decidiu cozinhar a sua receita de pastelaria favorita? Experimente fazer algumas claras de ovo com um processador de alimentos e adicionar alguns destes tipos de edulcorantes e prepare-se para desfrutar de uma sobremesa cheia de sabor e nuances únicas.

Descubra mais sobre ingredientes e alimentos aqui.

 

 

Pin It on Pinterest