Cozinhar pode ser uma tortura ou uma das melhores coisas que se fazem no seu dia-a-dia. Tudo depende de como se toma, do quanto se ama e das diferentes técnicas de cozinha que se aprendeu ao longo do tempo. Quanto mais se sabe sobre algo, mais fácil se torna, e mais se pode reproduzir, desfrutando do que se está a fazer. É por isso que queremos falar-vos aqui sobre como limpar o peixe. Este é um dos problemas mais comuns quando se trata de cozinhar.

 

Como limpar o peixe?

A primeira coisa será remover tanto a cabeça como as escamas. Estes são os principais elementos que o impedirão de desfrutar desta delicadeza. E nenhuma delas é normalmente consumida, pelo que é necessário passar sem ambas. Quanto à cabeça, tudo o que tem de fazer é cortá-la, e o mesmo se aplica às barbatanas, se tiver alguma.

As escamas são um pouco mais complicadas. É preciso segurar o peixe pela cauda e passar uma faca em direção à cabeça por todo o seu corpo, com velocidade e força suficientes. Esteja preparado para ver as escamas saltar, por isso é melhor ter a cozinha pronta para esse momento.

O que se segue é retirar as entranhas. Esta operação é muito mais delicada, pelo que exige que esteja atento a todas as suas competências. É preciso abrir o peixe em fatias, desde a parte anal até à cabeça. Depois podem-se ver as vísceras. Terá de os empurrar suavemente com os dedos para que saiam enquanto lhes deixa cair uma corrente de água fria em cima. Desta forma, será limpo por dentro e, se o tiver feito cuidadosamente, não porá em perigo o peixe. Desta forma, conservará intacto e pronto a comer.

 

Como remover as espinhas

Vamos para as costas do peixe e fazemos um corte. A partir deste ponto, marcamos todas as espinhas, para que as maiores possam ser removidas automaticamente. Uma vez que os elementos mais prejudiciais estejam fora, só temos de filetar o peixe. Este é provavelmente o passo mais fácil. É preciso fazer os cortes a favor da pele e da carne do peixe, para que este não se desfaça nas mãos ou perca a sua forma quando vai cozinhá-lo.

Em conclusão, primeiro é preciso remover os elementos mais intrusivos ou grandes, depois é preciso remover as imperfeições pouco a pouco até se acabar por ter apenas a carne. Esta é uma excelente forma de apreciar o peixe e cozinhar com muito mais espírito, pois desta forma progredirá a uma maior velocidade.

 

Descubra mais técnicas de cozinha aqui. 

 

 

Pin It on Pinterest