O estilo de vida dos últimos tempos significa que a alimentação tem de ser ajustada e adaptada às novas necessidades das pessoas. A pirâmide alimentar também tem vindo a evoluir desde a sua criação nos anos 70.

É imperativo que a pirâmide mude, uma vez que há muitos aspetos da vida quotidiana que são muito diferentes de algumas décadas atrás, por exemplo:

  • O aumento de produtos processados e ultraprocessados.
  • Uma vida mais sedentária, principalmente devido ao facto de hoje existirem muitos trabalhos que não requerem tanto esforço físico como antes.
  • Os novos estilos de vida e alimentos, tais como o veganismo e o vegetarianismo e as suas variantes, bem como o consumo sustentável e o comércio de proximidade.

 

A nova Pirâmide da Alimentação Saudável (SENC 2015)

A Sociedade Espanhola de Nutrição Comunitária -SENC- modificou há 4 anos, a pirâmide nutricional que tinha concebido em 2001, criando mais uma de acordo com a sociedade atual.

A primeira mudança significativa é que inclui no seu núcleo as chaves para um estilo de vida saudável, para além da alimentação. Estes incluem: atividade física diária, equilíbrio emocional, equilíbrio energético, utilizando técnicas de cozinha saudável e bebendo muita água, a base do nosso corpo

No primeiro nível encontramos cereais e legumes, mas como mudança, recomenda-se agora que as massas e os pães sejam feitos com grão inteiro, priorizando o integral que é mais saudável.

Vegetais, frutas e hortaliças estão no passo seguinte, juntamente com o azeite virgem extra que contém inúmeros benefícios, e que costumava ser muito mais elevado na pirâmide.

Ao nível das proteínas e dos produtos lácteos vemos uma modificação muito significativa. Anteriormente, todas as carnes eram adicionadas ao mesmo nível, mas agora as proteínas de ovos, nozes, aves e peixe são recomendadas em maior medida do que as carnes vermelhas. E estes últimos, que se encontram a um nível superior, são recomendados como consumo ocasional, juntamente com enchidos e outras carnes processadas.

A quantidade recomendada de proteína é igual à de proteína vegetal e animal, mas de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), a proteína vegetal deve constituir 75% da ingestão, em comparação com 25% animal.

Finalmente, no passo final, e portanto o menos recomendado e apenas ocasionalmente consumido, são os açúcares e os produtos processados e ultraprocessados.

As bebidas alcoólicas também ocupam esta posição, sendo aconselhável o uso moderado e responsável em adultos.

pirámide alimentaria saludable sociedad española nutricion

 

 

Descobrir mais conselhos sobre alimentação e saúde aqui.

 

 

 

Pin It on Pinterest