Existe uma forma simples e eficaz de aliviar o stress: através da alimentação. Mas se queremos que esse efeito seja saudável e duradouro, não devemos comer doces ricos em gordura saturada e açúcares adicionados ou alimentos processados, mas sim alimentos naturais e nutritivos. Estes têm um efeito benéfico na nossa saúde física e mental. E há alimentos anti-stress que ajudam a estabilizar o nosso corpo e atuam como um anestésico emocional.
A solução é encontrar a melhor maneira de os provar. Existem múltiplas opções culinárias e ferramentas de cozinha versáteis e muito úteis que o ajudarão nesse objetivo, tais como robots de cozinha, misturadores, moedores e misturadores.
Evite os desejos e desfrute destes alimentos
A pressão laboral, o ritmo da vida quotidiana e as exigências que nos rodeiam causam-nos stress, ansiedade e um irritante sentimento de insatisfação que nos impede de desfrutar daqueles pequenos momentos da vida que nos fazem felizes.
Estas situações produzem cortisol no corpo e turvam a capacidade de discernir. A nossa primeira reação ao stress é geralmente a de recorrer ao alívio e gratificação instantânea dos hidratos de carbono, sob a forma de doces e alimentos que são satisfatórios mas muito pouco saudáveis. Hoje sabemos que alguns produtos, tais como produtos de padaria industrial, não só aumentam a nossa gordura abdominal, mas também pioram o nosso estado de espírito.
Aqui estão alguns alimentos que realmente contribuem para a sua paz de espírito, graças aos nutrientes e energia que eles fornecem. Farão com que se sinta centrado e equilibrado. Sentirá a força para atingir qualquer objetivo e aproveitar ao máximo o dia.
Espargos
O seu elevado conteúdo em folato ajuda-o a manter a calma.
Abacates
Contêm luteína, beta-caroteno, vitamina E, folato e vitamina B. Recomendamos pequenas porções ou fatias, porque contêm muita gordura.
Mirtilos, uvas, framboesas, amoras
Têm níveis elevados de antioxidantes e a sua ingestão tem estado ligada a todo o tipo de resultados positivos para a saúde, incluindo efeitos mais acentuados de cognição e anti-stress.
Frutos secos e cereais
Os cajus, por exemplo, são uma fonte especialmente boa de zinco. E os baixos níveis de zinco têm estado ligados à ansiedade e depressão. Grãos inteiros e nozes em geral contêm vitaminas B e combatem estados de ansiedade.
Alho
Porque o stress enfraquece o nosso sistema imunitário, precisamos de aliados como o alho para nos ajudar a reforçá-lo.
Alimentos ricos em vitamina B12
A vitamina B12 mantem as nossas células cerebrais saudáveis e dá-nos energia. Encontra-se em amêijoas, atum e sardinhas. E também em algas marinhas e cogumelos comestíveis.
O segredo: uma dieta natural e equilibrada
Todas as manhãs, ao acordar, coloque algumas frutas e legumes a seu gosto no liquidificador e desfrute de um batido que lhe dará energia e estabilidade ao longo do dia. Não há uma fórmula única para eliminar o stress, ansiedade e outros sentimentos negativos que nos assombram, mas há provas de que uma dieta natural e variada contribui para a nossa paz de espírito e bem-estar. Não desista e inicie hoje uma dieta que o ajudará a alcançar o equilíbrio emocional que deseja.
Descubra mais sobre ingredientes e alimentos aqui.