As novas tendências alimentares procuram melhorar a nossa saúde

 

Uma das tendências alimentares que têm vindo a emergir nos últimos anos está intimamente relacionada com a procura de estilos de vida mais saudáveis. Ao mesmo tempo comprometidos com o ambiente e a sustentabilidade.

Esta tendência ascendente levou ao aumento de produtos orgânicos e dos chamados alimentos verdes. Isto é em detrimento de alimentos e substâncias não saudáveis, tais como gorduras saturadas ou álcool.

Estamos todos conscientes de que os vegetais são uma parte essencial de uma dieta consciente da saúde. Pelo contrário, especialmente os jovens, são frequentemente relutantes a alguns destes alimentos que definem como “aborrecidos”. Mas nada poderia estar mais longe da verdade: uma dieta saudável pode ser um deleite para o paladar. Neste sentido, a massa com legumes tornou-se um dos pratos de massa estrela entre os jovens.

A alimentação positiva domina o mercado, na atualidade. Está ligado aos conceitos de orgânico e natural. Sobremesas e snacks são normalmente produtos deliciosos, mas são prejudiciais ao nosso bem-estar, mas não há razão para nos sentirmos mal, uma vez que surgiram produtos com 0% de gordura e sem adição de açúcares para os substituir, bem como combinações engenhosas baseadas em vegetais e leguminosas em modo snack.

Outra solução para não renunciar aos doces e ao mesmo tempo cuidar da sua saúde é substituir o açúcar granulado por frutose ou mel, componentes extraídos da natureza e não prejudiciais ao nosso organismo.

Nesta clara tendência alimentar para uma alimentação saudável e orgânica, para além dos açúcares adicionados, glúten, conservantes e aditivos já não têm lugar na nossa dieta.

 

Mudança de hábitos

Neste furor geral para a saúde, se alguma coisa não tem lugar, é sem dúvida o álcool. Todos estamos conscientes dos muitos riscos que isso representa para os nossos corpos. A água, um dos pilares da boa nutrição, é mais uma vez a bebida estrela nas refeições principais. Mas se o achar monótono, pode também escolher os mocktails. Estes são cocktails não alcoólicos feitos de fruta.

A origem dos produtos é de importância vital para os consumidores. Mais frequentemente querem saber a origem do que comem, uma vez que isso gera a segurança de saber o que é ingerido e que a sua origem é natural e a sua colecção tem sido respeitadora do ambiente.

Vivemos num mundo globalizado e a gastronomia não está isenta desta circunstância. Atualmente, todos temos a oportunidade de adquirir especiarias e condimentos de qualquer parte do mundo. Este facto tem favorecido o aparecimento de exóticas fusões gastronómicas. 

Gengibre, mostarda e chili são sabores que não eram utilizados anteriormente nas nossas cozinhas. Estão a ser incorporados com mais frequência nos nossos pratos diários. Entre as tendências culinárias deste ano, destacam-se as receitas da Polinésia e do Hawaii, pratos que se podem cozinhar facilmente com robots de cozinha Kenwood, tais como o kCook Multi.

 

Receita de Poke

Um prato que tem sido especialmente bem sucedido este ano é a salada de Poke havaiana. Tem as suas origens na cozinha japonesa, é muito saudável e fácil de preparar. Primeiro é preciso marinar um pedaço de atum ou salmão fresco. O molho é à base de molho de soja, óleo de sésamo, alho ralado, gengibre ralado, alga nori, sementes de sésamo e especiarias a gosto.

Picamos e juntamos numa tigela algum abacate, cenoura, pepino e tomate cereja, ou qualquer outro vegetal que queiramos incluir na nossa salada. Finalmente, fazemos uma camada de arroz e colocamos por cima todos os ingredientes que preparámos.

 

Descubra mais conselhos de saúde aqui. 

 

 

Pin It on Pinterest