Cozinhar a baixa temperatura é uma técnica culinária que hoje em dia está a conquistar os chefes de cozinha. É uma técnica que garante grandes resultados, graças à aplicação científica da temperatura. Submeter alimentos a baixas temperaturas durante um longo período de tempo pode transformá-los, conseguindo sabores e texturas diferentes e muito agradáveis.

No caso das carnes, quando cozinhadas durante longos períodos de tempo a baixa temperatura, obtêm-se texturas mais suaves, obtendo-se carnes muito tenras. Além disso, retêm os seus sumos, contribuindo ainda mais sabor.

O peixe e os legumes são também mais tenros e suculentos, em comparação com outras técnicas. No entanto, o seu tempo de cozedura a baixa temperatura é inferior ao da carne.

O maior inconveniente desta técnica é o tempo. Nem sempre queremos passar horas e horas a supervisionar que tudo está correto. Mas os resultados são incríveis, por isso vale a pena. Hoje em dia que estamos em casa, e que pode ser mais fácil para poder supervisionar o tempo de cozedura dos nossos alimentos, podemos tentar cozinhar a uma temperatura baixa.

 

Como se cozinha a baixa temperatura?

Quando falamos de baixa temperatura, referimo-nos a cozinhar a uma temperatura inferior a 100ºC. Além disso, é aconselhável embalar os alimentos a vácuo, uma vez que desta forma minimizamos a perda de água. Se desejarmos, podemos acrescentar especiarias ao embalá-las, para que adquiram mais sabor durante a cozedura.

Pode utilizar uma panela para esta técnica. Basta ter em mente que terá de regular a temperatura e deixar a comida submersa durante um longo período de tempo.

 

Pode cozinhar a uma temperatura baixa com um robot de cozinha?

A resposta é sim! Cozinhar a baixa temperatura com um robot de cozinha ou um processador de alimentos que cozinha é muito fácil e confortável. Obtém resultados excelentes, profissionais e com pouco esforço.

Por exemplo, preparar um salmão a baixa temperatura com o kCook Multi ou o Cooking Chef é muito fácil. Primeiro, é preciso embalar o salmão a vácuo e mergulhá-lo completamente em água. Se não conseguir embalar a vácuo, não se preocupe, pode mergulhar a comida diretamente. Depois cobrimos o recipiente e definimos o tempo e a temperatura. Selecionamos um tempo de 45 minutos a uma temperatura de 50ºC.

Uma vez decorrido o tempo programado, o nosso salmão estará pronto. Agora podemos passá-lo pela grelha, uma frigideira, adicionar molho ou especiarias… para lhe dar um toque de cor e para realçar ainda mais o seu sabor.

 

Já experimentou esta técnica de cozedura? Fale-nos sobre ela nos comentários!

Descobrir mais sobre outras técnicas de cozinha aqui. 

Vá lá, vamos todos ultrapassar isto! #EuFicoEmCasa

 

 

Pin It on Pinterest