A cozedura a vácuo é uma técnica amplamente utilizada na indústria e na restauração, mas posso cozinhar a vácuo em casa? Sim, e neste post mostramos-lhe como podemos pôr esta técnica simples em prática na sua cozinha e o que deve saber sobre ela.

 

Cozedura a vácuo

Cozinhar a vácuo é colocar um alimento dentro de uma embalagem (saco ou bandeja), extraindo todo o ar do seu interior, selando-o hermeticamente e sujeitando-o à ação de uma fonte de calor, à qual terá previamente regulado a temperatura constante e o tempo necessário para chegar ao ponto de cozinhar o alimento.

Numa cozedura a vácuo a temperatura deve ser baixa, pelo que demora mais tempo e é mais saudável, porque os alimentos não ardem, não queimam nem geram substâncias tóxicas, mas pelo contrário, preservam os seus nutrientes e propriedades originais. Este método previne a oxidação dos alimentos e a proliferação de microrganismos. Assim, os pratos são guardados por mais tempo.

Além disso, com a cozedura a vácuo, a manipulação dos alimentos é consideravelmente reduzida, uma vez que tudo é feito no início, mas quando o saco é fechado e selado, nada é tocado. Desta forma, o processo é muito mais higiénico.

 

Ao preservar os sabores dos próprios alimentos e ao não estar impregnado com os aromas de outros alimentos, é um método que facilita o armazenamento. Isto permite-nos fazer pratos com antecedência ou em grandes quantidades e congelá-los.

No momento do consumo, os alimentos tratados com esta técnica podem ser aquecidos dentro do mesmo recipiente ou retirando-o do saco e aquecendo-o.

Para aquecer pode ser feito em banho-maria, microondas, forno de convecção, vapor, imersão em água quente ou em métodos tradicionais tais como frigideira, caçarola, fritadeira, etc.

 

Conhecia esta técnica? Que tipo de receitas fez no vácuo? Anime-se e deixe-nos o seu comentário.

Descubra mais técnicas de cozedura aqui

 

 

 

 

Pin It on Pinterest