Com o Natal ao virar da esquina, temos de preparar alguns dos doces de Natal que não podem faltar em nenhuma mesa espanhola durante esta época do ano. Os amantes de comida e especialmente os amantes de doces têm uma desculpa perfeita para algumas semanas: o Natal. E o facto é que os típicos doces e sobremesas de Natal têm inundado supermercados e grandes armazéns desde pouco depois do fim do Verão. Neste post mostramos-lhe alguns dos mais vendidos nos supermercados espanhóis. Qual deles já está ansioso por conhecer?

 

1. Torrão

O doce de Natal por excelência é o torrão. Este doce é basicamente feito com mel, açúcar, amêndoas e claras de ovo. Embora existam atualmente milhares de variedades, desde o pistachio ao coco, passando pela trufa ou pralina, as duas variedades mais populares de nougat continuam a ser o duro ou Alicante e o mole ou Jijona. Além disso, esta última tem uma Indicação Geográfica Protegida, o que a torna mais prestigiosa.

 

Ingredientes e elaboração do torrão duro ou torrão de Alicante:

  • 130 gr de mel
  • 110 gr. de açúcar
  • 220g de amêndoas (de preferência tostadas)
  • 2 claras de ovo
  • 50 g de açúcar em pó
  • Bolachas de açúcar (opcional)
  1. Colocamos o mel numa caçarola e aquecemo-lo em lume brando até se tornar líquido.
  2. Adicionamos o açúcar enquanto batemos de maneira constante para que se misture bem e o coloquemos de lado.
  3. Numa tigela, batemos as claras de ovo com o açúcar em pó até obter um merengue. Desta forma, obtemos a cor esbranquiçada do torrão duro. Uma vez batidos, juntamo-los com o mel e o açúcar que tínhamos reservado. Graças aos robôs de cozinha da Kenwood podemos bater as claras de ovo num segundo e sem esforço.
  4. Acrescentamos as amêndoas ao mel e ao merengue e misturamos até se tornar uma pasta uniforme.
  5. Utilizamos um molde que pode ser retangular, redondo, numa bandeja, também se pode adicionar uma bolacha como base e outra como topo.
  6. A outra opção é adicionar a mistura diretamente a um molde ou a vários moldes, se se quiser fazer como bolos individuais. Alinhá-lo com papel vegetal, e enrolá-lo com azeite no topo para o tornar uniforme.
  7. Quando arrefecer, desdobramo-lo e ele está pronto.

 

Ingredientes e elaboração do torrão macio ou Jijona:

  • 270 gr. de amêndoa moída
  • 170 g de açúcar em pó
  • 100 g de mel
  • ½ colher de chá de canela moída
  • Casca de limão
  • Clara de um ovo
  1. Torramos as amêndoas em lume médio numa frigideira. Quando se acende, retiramo-lo do lume.
  2. Aquecemos o mel e o açúcar numa frigideira até se dissolverem. Uma vez pronto, retiramos do lume e deixamos repousar.
  3. Entretanto, separamos a clara da gema, guardando esta última para outra utilização e batemos a clara de ovo.
  4. Adicionamos a mistura de mel e açúcar a uma tigela profunda e adicionamos a clara de ovo. Batemos vigorosamente durante cerca de 10 minutos para que quaisquer grumos desapareçam. Recorde que com os robôs de cozinha da Kenwood poderá bater rapidamente e sem complicações.
  5. Depois adicionamos a canela moída, casca de limão ralada e amêndoa e misturamos bem.
  6. Untamos o molde com um pouco de óleo, enchemos com a mistura e compactamos à mão ou com uma colher.
  7. Uma vez formada a barra de torrão, deixamos descansar no frigorífico durante pelo menos três ou quatro horas para ganhar consistência.

 

2. Polvorones

Se juntarmos farinha, banha de porco e açúcar num forno forte, obteremos polvorons deliciosos. Este pequeno bolo é típico da Andaluzia, especialmente da aldeia de Sevilha, Estepa. Chama-se polvorones porque quando se adiciona a farinha que decora este doce típico espanhol, parece que há pó. O Conselho Regulador da Indicação Geográfica Protegida ‘Mantecados de Estepa y Polvorones de Estepa‘ garante o cumprimento de requisitos mais elevados do que os exigidos para os restantes produtos da mesma classe ou variedade.

Ingredientes e elaboração dos polvorones

  • 500 g de farinha de pastelaria
  • 250 g de manteiga à temperatura ambiente
  • 200 g de açúcar em pó
  • 120 g de amêndoa torrada e moída
  • ½ colher de chá de canela moída
  • sal
  1. Torramos a farinha no forno
  2. Também torramos as amêndoas e deixamos arrefecer e triturar.
  3. Peneiramos a farinha e adicionamos a amêndoa moída, açúcar em pó, manteiga, canela e sal e misturamos até formar uma bola homogénea. Envolvemos em plástico e deixamos repousar durante meia hora.
  4. Farinamos um pouco a superfície e enrolamos a massa com um rolo de massa a uma espessura de 1-1,5 cm. Cortamos a massa com um cortador de biscoitos na forma que escolheu e colocamos sobre papel vegetal.
  5. Colocamos os polvorones em tabuleiros e cozemos a 190º durante aproximadamente 12 minutos. Quando vemos que as arestas começam a ficar tostadas, retiramos do forno.
  6. Deixe arrefecer e servir.

polvorónes-típicos-estepa

 

3. Mantecado

Embora seja consumido em qualquer altura do ano, o Natal é a época em que as vendas e o consumo de um dos rebuçados mais típicos em Espanha aumentam. A sua origem remonta ao século XVI na Andaluzia, que, devido a um excesso de banha e cereais, decidiu-se criar estes doces. Embora haja discussões sobre a origem exata da sua criação, as duas cidades andaluzas que a disputam são Antequera e Estepa. Em 2011 obtiveram a Denominação de Origem Protegida, as mais tradicionais são feitas de amêndoas, chocolate ou limão.

Ingredientes e elaboração dos mantecados:

  • 250 gramas de farinha de trigo
  • 175g de banha de porco
  • 150g de açúcar
  • 2 gemas de ovo
  • 3 colheres de sésamo
  • 1 colher de chá de canela
  1. Começamos por secar a farinha no forno, tendo cuidado para que não fique torrada ou dourada, deve permanecer completamente branca.
  2. Por outro lado, colocamos a banha numa tigela juntamente com o açúcar e a canela, e batemos até os ingredientes estarem bem misturados. Adicionar as gemas e duas colheres de sementes de sésamo e bater novamente.
  3. Depois, com a farinha já fria, misture-a com o resto dos ingredientes, e terá a massa para preparar os mantecados. Amassar um pouco com as mãos e fazer uma bola. Para amassar pode usar o seu robot de cozinha Kenwood e fazê-lo de uma forma mais rápida e fácil.
  4. Enrole-o com um rolo até ter cerca de um centímetro de espessura e corte-o na forma que escolheu.
  5. Polvilhar sementes de sésamo por cima e esmagá-las um pouco para que fiquem juntas.
  6. Pré-aquecer o forno a 180ºC, adicionar os mantecados e cozer durante 15 ou 20 minutos, até ficarem levemente douradas por cima.

 

4. Maçapão

O maçapão é outro símbolo da gastronomia no Natal. A primeira referência escrita a este doce data do século XVI e há duas versões sobre a sua origem: uma diz que é de origem árabe, embora haja outra que afirma que nasceu no convento de San Clemente, em Toledo, às mãos das suas freiras, quando a cidade foi cercada e houve uma grande escassez de alimentos.

Ao fazer maçapão, a receita é também simples e tem ingredientes que podemos facilmente encontrar na nossa casa: amêndoas moídas, açúcar e clara de ovo. A pasta obtida a partir das amêndoas e do açúcar esmagado com uma maça deu origem ao “pão de maça”. A esta mistura adicionamos a clara de ovo e começamos a amassá-la até formar uma bola compacta e deixamo-la descansar durante uma hora.

Depois formamos as figuras que queremos para os nossos maçapães e finalmente cozemo-las durante alguns minutos até ficarem douradas.

mazapán-navidad-toledo

 

5. Roscos de Vinho

Outro dos doces típicos espanhóis que não pode faltar depois de uma refeição durante esta época festiva são os roscos de vinho. Uma das peculiaridades destas bolachas em forma de donut é que contêm um pouco de vinho doce e, uma vez terminadas, são cobertas com açúcar em pó para assumir aquela peculiar aparência de neve. Os roscos de vinho feitos em Málaga e Castilla La Mancha são particularmente bem conhecidos.

Ingredientes e elaboração do rosco de Vinho:

  • 300 gramas de farinha de trigo
  • 40 gramas de sésamo tostado
  • 70 g de açúcar moído
  • 100g de banha de porco
  • 120 g de vinho doce moscatel
  • Casca de laranja
  1. Tostamos a farinha numa frigideira e deixamos arrefecer. Quando a farinha estiver fria, peneirar para dentro de uma tigela. Adicionar o açúcar, o anis e a casca de laranja e misturar.
  2. Acrescentamos a banha e o vinho. Utilizando um garfo, adicionamos os ingredientes e compactamos a massa numa bola.
  3. Colocamos a massa sobre papel vegetal na superfície de trabalho e cobri-la com outro papel vegetal e, usando um rolo de massa, esticá-la até ter 1 a 1,5 cm de espessura. É uma massa de textura bastante arenosa, por isso precisamos de compactar a massa à volta das margens para a apertar, à medida que a esticamos.
  4. Com um grande e um pequeno cortador de massa, formamos os roscos de vinho. Colocamo-las diretamente sobre a assadeira, sem a untar.
  5. Assamos os roscos de vinho a 180ºC com o lume acima e abaixo, durante cerca de 14 minutos até ficarem dourados.
  6. Colocamos cuidadosamente os roscos numa prateleira, uma vez assados e quando ainda estiverem quentes, revestimos com açúcar em pó.

 

Já preparou algum destes doces de Natal? Explique a sua experiência, deixando o seu comentário!

Descubra mais receitas aqui.

——————————————

Imagem de Anastasia Makarevich

Imagem de missingpinky

Imagem de Andreas Lischka

 

 

Pin It on Pinterest