Com o início das chuvas outonais, o produto estrela do Outono regressa: os cogumelos. Estes têm uma grande variedade e riqueza gastronómica que é altamente valorizada na cozinha, tem também muitas possibilidades culinárias. A experiência de colhê-los é muito gratificante, mas o que sabemos nós sobre cogumelos? Como devemos colhê-los? Sabemos como identificar um cogumelo venenoso?

Um aspeto básico que devemos ter em mente quando vamos procurar cogumelos é o respeito pelo ambiente natural. Os cogumelos crescem no meio da natureza e é nossa responsabilidade cuidar do ambiente, das espécies vegetais e animais sem alterar o ambiente.

Ao recolher cogumelos, dois itens essenciais devem ser tidos em conta: o cesto e a faca. Os cogumelos recolhidos devem ser transportados num cesto de vime, o que permite que os esporos caiam ao longo do caminho. Nunca devemos usar um saco de plástico, pois evitará que os cogumelos transpirem e serão danificados.

 

Como é que é um cogumelo?

O cogumelo em si é constituído pelo micélio, a parte subterrânea, a volva, que tem geralmente a forma de um sino invertido na base, o pé ou corpo alongado em que por vezes se encontra uma membrana chamada anel, e finalmente a tampa. A tampa do cogumelo é a sua parte mais visível, que por sua vez é formada pela cutícula e o hímen, a parte inferior.

 

Como identificar um cogumelo venenoso?

A primeira coisa a fazer é analisar o cogumelo que temos nas proximidades. Muitas vezes é melhor não os tomar devido a um possível contágio ou intoxicação. É muito difícil confundir um cogumelo comestível com um tóxico, mas aqui estão algumas dicas que nos podem ajudar a saber se um cogumelo é ou não venenoso. Temos de ver:

  • O hímen é a parte fértil do cogumelo onde os esporos são formados. Este hímen pode ter diferentes formas e, dependendo do tipo, podemos saber se é venenoso ou não. Pode ser na forma de folhas, tubos destacáveis, dobras ou picadas. Entre estes, os cogumelos venenosos e mais perigosos apresentam geralmente o hímen laminado.
  • A forma como a carne é quebrada. Quando apanhamos o cogumelo e o partimos, podemos ver diferentes estruturas. Podem ser de estrutura fibrosa (semelhante à madeira) ou com uma rutura granulada (semelhante ao giz). A maioria dos cogumelos que são venenosos geralmente quebram-se e dão origem a estruturas com fibras.
  • Quando observamos as folhas do hímen, temos de notar a cor dos esporos. Há muitas cores, mas as mais comuns são: branco, rosa, castanho e preto. Se as folhas do hímen apresentarem uma cor castanha e rosa, é muito provável que o cogumelo seja tóxico ou simplesmente não tenha qualquer interesse gastronómico.
  • Os véus dos cogumelos podem ser refletidos de diferentes maneiras. Podem tomar a forma de uma volva na base do pé, verrugas no topo, uma forma de anel ou cortina no pé. Os mais venenosos são geralmente o anel, a volva e a verruga.

Em Espanha as variedades de cogumelos comestíveis mais comuns são boletus, cogumelos, níscalos ou rebozuelo, mostrados na imagem.

 

Repetimos que é muito difícil ter a certeza de que o cogumelo à nossa frente é ou não tóxico e que é muito importante ser muito seguro antes de o colher. Quando em dúvida, observe-o, fotografe-o, informe-se, mas não o recolha e evite a tentação.

 

Conhecia estes factos sobre cogumelos? Já alguma vez foi buscá-los? Diga-nos, deixando o seu comentário.

Descubra mais sobre ingredientes e alimentos aqui.

——

Imagen 1 de Congerdesign

Imagen 2 de MabelAmber

Imagen 3 de Barbroforsberg

 

 

 

Pin It on Pinterest