A Paella é um prato representativo da gastronomia espanhola. Não é difícil encontrar restaurantes que tenham este prato no seu menu, especialmente durante as férias de Verão.
A paella tem a sua origem em Valência, e tem havido sempre um grande debate sobre se as diferentes variações à sua receita original devem ser consideradas paella. Muitos afirmam que existe apenas uma verdadeira paella, e qualquer outra combinação deve ser denominada “arroz”.
A paella valenciana
A paella original e mais conhecida é a valenciana. A paella pode ser definida como um arroz seco, de açafrão, feito no utensílio chamado paella (panela em Valenciano), que por extensão é chamado paellera, na qual é servido. De origem levantina, especialmente valenciana, inclui muitos tipos de guarnições, principalmente vegetais, carnes tenras, mariscos e peixe duro.
Esta receita é preparada com um bom tomate frito, pimenta, cebola e alho, arroz e como carne, frango e coelho são adicionados. Para preparar uma paella, é muito importante ter em conta vários aspetos:
- Normalmente é utilizado um arroz de grão redondo chamado “bomba”, em vez de arroz de grão longo.
- O ponto de cozedura do arroz deve ser controlado, de modo a não passar demasiado. Para tal, devem ser deitados dois copos de água em cada copo de arroz.
- O azeite é utilizado como a gordura.
- É colorido e aromatizado com açafrão.
Arroz de carne
Este arroz é provavelmente um dos mais preparados em Espanha. A sua receita é baseada na paella valenciana, mas apenas carne de frango marinada com pimenta e colorau doce é adicionada.
Arroz de marisco
O arroz de marisco é um prato típico do Verão, amplamente consumido nos chiringuitos (bares de praia) da costa. Esta receita tem geralmente, juntamente com o arroz, o seu ingrediente principal, lulas, mexilhões, amêijoas e gambas ou camarões.
Qual é a sua receita favorita? Diga-nos nos comentários!
Pode descobrir mais receitas aqui!
Imagen de ajcespedes