Sabe quais são as técnicas de cozinha mais comuns e como dominá-las?

Hoje em dia, poucas pessoas empregam uma das seguintes técnicas para ter sucesso em qualquer jantar com amigos ou para surpreender alguém num encontro.

 

Os clássicos

1- As marinadas

Consiste em preparar uma mistura geralmente composta de sal, alho, vinagre e pimentão para lhe dar um toque de aroma e sabor. É normalmente utilizado em carnes.

2- Macerar e marinar

São técnicas semelhantes, mas não são as mesmas. A primeira consiste em deixar os alimentos durante um certo tempo em vinho ou licor para absorver o seu sabor. A marinada é aplicada ao peixe (também a algumas carnes) utilizando vinhos, vinagres de ervas e especiarias com a mesma finalidade aromática. Pode usar um liquidificador se for demasiado requintado e não gostar de caroços.

3- Cozinhar em Banho Maria

É a melhor maneira de cozinhar certas sobremesas, tal como o pudim. É também uma boa maneira de derreter chocolate sem o queimar. É uma técnica amplamente conhecida e popularizada pelas avós. Consiste na introdução de um recipiente com a comida dentro de outro com uma base de água para que o calor seja gerado de forma constante e suave.

4- Escalonamento

É utilizado principalmente para descascar mais facilmente os alimentos. A comida é colocada em água a ferver durante muito pouco tempo e a cozedura é cortada com água fria.

5- Empanar

Um clássico da cozinha para toda a vida. Consiste em passar a comida pela farinha e ovo batido para a fritar mais tarde. 

6- Escalfamento

Consiste em fritar com pouco óleo e fogo baixo, é utilizado com vegetais para os fazer adquirir uma textura suave. É uma técnica amplamente utilizada para fazer bases para refogados.

 

Levantar a fasquia

7- Guisado

Envolve a cozedura lenta dos alimentos para que estes cozinhem lentamente e tenham uma textura suculenta. Num grande número de pratos, o passo anterior à cozedura consiste em primeiro escalfar os legumes em pedaços e depois adicionar a carne.

8- As reduções

É utilizado para solidificar os molhos. Ao diminuir o lume, espera-se que a água se evapore gradualmente para que a mistura possa ser concentrada.

9-Os salteados

Seria o inverso da técnica do escalfado. Consiste em fritar a comida numa frigideira sobre um lume rápido para a dourar. Portanto, são dourados por fora e tenros por dentro.

10- Peneirar ingredientes

Consiste na utilização de uma peneira para remover os grumos. É muito utilizado para verter a farinha sobre os alimentos sem impurezas.

Pode combinar as diferentes técnicas para fazer pratos elaborados, mas estamos certos que com estes truques haverá poucas receitas que lhe resistam.

 

Se não for muito hábil nas artes culinárias, pode sempre comprar robots de cozinha de Kenwood que lhe fazem o trabalho. 

Descubra mais técnicas de cozedura aqui.

 

 

Pin It on Pinterest