A dieta que seguimos é um fator determinante no nosso estado de espírito, e a frase “somos o que comemos” não pode ser mais verdadeira. Há muita investigação e artigos que falam sobre como aproveitar melhor o enorme potencial de vários nutrientes. Neste post mostramos-lhe uma lista de 9 alimentos que contribuem para melhorar o nosso humor.

 

1. Chocolate

O chocolate é um alimento a que recorremos mais frequentemente em tempos difíceis porque, para além do seu sabor irresistível, tem a capacidade de aumentar a produção de serotonina no organismo, uma hormona que nos dá alegria e bem-estar. É necessário ter em conta o seu elevado teor de calorias que torna necessário limitar o seu consumo a uma onça esporadicamente e, se possível, de chocolate preto.

 

2. Iogurte

Segundo um estudo da Universidade da Virgínia nos Estados Unidos, a perda de Lactobacillus ─bactérias utilizadas para a fermentação de leite─ causada pelo stress pode levar a sintomas ou ao aparecimento de depressão. Para contrariar esta situação, descobriram que o iogurte contém estas bactérias em grandes quantidades, pelo que o consumo regular poderia ajudar a prevenir este transtorno afetivo.

 

3. Nozes

As nozes são um alimento essencial na dieta. Para além das suas grandes propriedades saudáveis, este fruto seco pode também proteger contra a doença de Alzheimer e melhorar os sintomas de depressão. O seu conteúdo em gorduras vegetais (bom se tomado na medida certa), bem como Ómega 3, magnésio e selénio, poderiam ajudar-nos a sentirmo-nos melhor. Além disso, são ricos em triptofano, o aminoácido que ajuda a gerar a serotonina, a hormona da felicidade.

 

4. Perú ou frango

Como quase todos os alimentos ricos em proteínas, o peru tem grandes quantidades de triptofano, ingrediente essencial para estimular a produção de serotonina no organismo, substância natural que é fundamental no desenvolvimento da depressão. Também pode ser substituído por frango, embora a quantidade de triptofano seja reduzida.

 

5. Café

Um bom café anima qualquer um, uma vez que a cafeína nos torna alerta e desperta a nossa capacidade de atenção, mas também tem um efeito protetor quando se trata de evitar que o stress conduza à depressão, uma vez que a cafeína estimula o sistema nervoso central, produzindo uma grande quantidade de endorfinas.

 

6. Peixe Gordo

O salmão, juntamente com outros peixes, como o atum, contém uma grande quantidade de gordura polinsaturada. Uma dessas gorduras é o Ómega-3, cujos níveis se encontram mas baixos numa pessoa com depressão do que numa pessoa sem depressão. Portanto, recomenda-se comer regularmente este ou outros peixes, tais como anchovas ou sardinhas, embora as quantidades de Ómega-3 neste último sejam inferiores.

 

7. Leite

O leite é uma grande fonte de vitamina D, presente em poucos alimentos. De acordo com um estudo australiano, as pessoas que têm quantidades saudáveis desta vitamina têm um menor risco de depressão. A melhor opção é escolher as variedades mais naturais: não desnatadas e não pasteurizadas.

 

8. Ovo

O ovo, e especialmente a gema, é um alimento rico em triptofano, o aminoácido essencial quando se trata de bem-estar. A maioria dos alimentos que incluem proteínas tendem a conter triptofano. Este é o caso dos ovos, que, por cada 100 gramas, estima-se que tenha 156 mg de triptofano na clara e 282 mg na gema.

 

9. Vegetais verdes

Os vegetais de folha verde, tais como espinafres ou couves, têm grandes quantidades de ácido fólico ou vitamina B9, que são necessárias para o bom funcionamento das células cerebrais. As conclusões de um estudo realizado pelo grupo de investigadores de Boston revelam que o risco de depressão poderia ser consideravelmente reduzido com um consumo regular de ácido fólico, que é muito abundante nestes vegetais.

 

Conhecia as propriedades destes alimentos? Que outros produtos conhece que ajudam o nosso estado de espírito?

Descobrir mais sobre alimentação e saúde aquí 


Imagem 1 de Floriana Tatar

Imagem 2 de  Jan Vašek

Imagem  3 de Pezibear

Imagen 4 de Ulrike Leone

 

 

Pin It on Pinterest