É muito comum que durante a menstruação, as mulheres tenham dores e mazelas que são desconfortáveis e não lhes permitem levar uma vida normal. Dor nas costas, peito, abdómen e outras áreas são comuns. Hoje em dia existem muitos analgésicos que tentam aliviar a dor quando as mulheres se sentem assim durante a menstruação, mas é certo que existem remédios naturais que podem ter o mesmo efeito.

 

Alimentos para comer durante a menstruação

Que melhor forma de acalmar o seu corpo do que comer de forma saudável? Sabia que existem certos alimentos que atuam como analgésicos naturais? Os analgésicos atuam no nosso corpo para acalmar ou eliminar a dor, e neste caso, os alimentos abaixo indicados vão fazê-lo esquecer as dores menstruais.

  1. Ómega 3. O ómega 3 presente em alguns peixes como o salmão ajuda a reduzir e combater a inflamação, e é também bom para o coração. As prostaglandinas são um tipo de substância que está relacionada com dores menstruais e musculares. O ómega 3 consumido com moderação pode ajudar a diminuir o efeito das prostaglandinas, e portanto reduzir a dor.
  2. Chá. As mulheres devem evitar a cafeína, pelo que beber chás como chá verde ou chá de gengibre pode ajudar a aliviar náuseas e inchaços que causam dores menstruais. Além disso, o chá de camomila ajuda a diminuir a tensão e o stress, bem como a aliviar os espasmos musculares.
  3. Chocolate negro. Para os amantes de chocolate temos boas notícias, o chocolate preto ou amargo, que é mais de 70% de cacau, ajuda a relaxar os músculos e a acalmar a ansiedade de desejo.
  4. Cereais integrais. O consumo de hidratos de carbono de alta fibra de três em três horas pode combater as dores menstruais porque é uma grande fonte de magnésio, o que reduz a tensão neuromuscular. Além disso, os grãos inteiros são uma grande fonte de vitaminas como B e E relacionadas com a redução da fadiga e depressão.
  5. Água. É muito importante consumir água durante a menstruação, uma vez que, ao não consumir a quantidade de água de que o nosso corpo necessita, tende a retê-la. O excesso de retenção de água é uma das causas de sintomas tais como cãibras. Do mesmo modo, os líquidos desempenham um grande papel durante a menstruação, durante a qual as mulheres se sentem inchadas e desconfortáveis, pelo que é necessário beber 2 ou 3 litros de água por dia.
  6. Frutas e legumes. Um aumento das vitaminas e minerais presentes nos vegetais e frutas frescos ajudar-nos-á a ganhar saúde e a sentirmo-nos melhor durante a menstruação. Nutrientes como o manganês, presentes em frutos como o ananás, ajudam a relaxar os músculos, evitando cãibras menstruais. Por outro lado, é também aconselhável consumir salsa devido ao seu elevado teor em vitamina C e minerais.

Fazer receitas saudáveis ao incluir estes alimentos na nossa dieta, pode ajudar-nos a sentir-nos melhor e a aliviar os sintomas. Tente combiná-los e experimentar novas formas de os tomar com aparelhos Kenwood.

Por outro lado, é aconselhável reduzir o consumo e até eliminar outros tipos de alimentos que não nos fazem bem e que podem mesmo prejudicar o nosso corpo durante a menstruação. Evitar comer alimentos como a cafeína, alimentos fritos e processados, e açúcar, que está presente em muitos alimentos. É preferível deixá-los de lado para nos sentirmos melhor e ganharmos em saúde, tomando alimentos naturais, conseguiremos dar ao nosso corpo o que ele necessita.

 

Descubra mais dicas de saúde aqui.

 

 

 

Pin It on Pinterest