A conservação de alimentos desempenha um papel fundamental em qualquer negócio de casa ou restaurante. Com ele conseguirá reduzir a quantidade do cesto de compras tirando partido dos excedentes alimentares. Além disso, reduz a quantidade de alimentos em bom estado que acaba no caixote do lixo.

Para que possa conservar os alimentos em perfeitas condições, mantendo as suas propriedades e sem qualquer risco de intoxicação, é ideal que conheça diferentes técnicas de cozedura para a conservação dos alimentos.

 

Métodos de conservação de alimentos

  1. Técnicas de conservação a frio. Este tipo de técnica tem o menor efeito sobre os alimentos e mantém melhor as suas propriedades nutricionais. Duas delas são as mais utilizadas actualmente: a refrigeração e o congelamento. Com a refrigeração, a temperatura dos alimentos é reduzida e, consequentemente, as reações químicas que a decompõem. Com o congelamento, uma grande parte dos alimentos é convertida em gelo.
    É muito importante que os alimentos que congelam sejam frios ou quentes para uma conservação ótima. Recomendamos-lhe que evite este método para alimentos como o leite. Outra técnica de conservação a frio é o congelamento a frio. Isto é conseguido através da utilização de diferentes processos, tais como ar frio.
  2. Técnicas de preservação do calor. Escaldar ou passar através da água, ferver os alimentos antes de os congelar, é uma técnica baseada no calor. Recomendamos esta técnica para a conservação de legumes. A pasteurização, especialmente para o leite, é outra técnica bem conhecida que consiste em aplicar calor constante durante um certo tempo, dependendo do alimento. Isto reduz os germes que decompõem os alimentos. E finalmente, a esterilização. Quando são aplicadas temperaturas superiores a 115°C, os alimentos perdem alguns dos seus nutrientes, mas também os germes são completamente eliminados. 
  3. Outras técnicas de cozinha. Uma das técnicas mais interessantes, porque mantem os alimentos tal como estão, é a embalagem a vácuo. Este método elimina o máximo de ar possível em torno dos alimentos e, com ele, o oxigénio que favorece os processos químicos. Além disso, uma vez que os alimentos são embalados a vácuo,  pode congelar ou refrigerar. Por outro lado, a desidratação baseia-se na eliminação da água dos alimentos (um bom exemplo são os frutos secos). A conservação dos alimentos em vinagre é outra técnica simples e eficaz.  Para este método, alimentos com baixo índice de acidez, tais como azeitonas, pickles ou cebolinhas, são ideais.

Em Kenwood procuramos qualquer pessoa para tirar o máximo partido da cozinha. Temos uma vasta gama de produtos de cozinha que ajudam a preparar diferentes alimentos para a sua posterior conservação. Graças ao nosso espiralizador, é possível ter macarrão e esparguete de legumes prontos e depois refrigerá-los ou congelá-los. Isto poupa-lhe tempo e permite-lhe inovar na cozinha.

 

É possível saborear uma boa cozinha todos os dias. Basta conhecer as diferentes técnicas e produtos que permitem a perfeita conservação dos alimentos para ter pronto num prazo muito curto um prato saboroso e nutritivo.

Descubra mais técnicas de cozedura aqui. 

 

 

Pin It on Pinterest