As sementes são plantas ricas em nutrientes que fornecem muita energia e benefícios para a saúde. Têm elevadas concentrações de vitaminas, minerais, proteínas, óleos essenciais e enzimas inativas. É um alimento muito útil para nos ajudar a cobrir as nossas necessidades alimentares, já que graças a eles podemos obter proteínas vegetais, cálcio, gorduras saudáveis, fibras, ácido fólico e magnésio, entre muitos outros benefícios.

Se procura um lanche de alta qualidade e nutritivo, é difícil encontrar um melhor do que sementes. Neste post mostramos-lhe as 5 sementes mais saudáveis para o nosso corpo e os seus benefícios para o organismo.

 

1. Chia

As sementes de Chia são uma das mais valorizadas nos últimos anos. São originárias da América Central e do México. As sementes de Chia oferecem uma grande quantidade de ómega 3, uma gordura considerada saudável para o funcionamento do cérebro e do coração e são também ricas em proteínas, fibras dietéticas e antioxidantes. Além disso, são uma boa fonte de ferro, cálcio e potássio.

Pode comer estas sementes secas ou hidratadas e incorporá-las na sua dieta sob a forma de batidos, granolas, saladas, sobremesas ou durante a noite em água.

 

2. Linho

As sementes de linho são também conhecidas como sementes de linhaça. Tal como as sementes de chia, são uma boa fonte de ómega 3, assim como fornecem proteínas e fibras vegetais. Incluem antioxidantes que contribuem para o bom funcionamento do coração. Para as consumir, tente polvilhar com azeite, ou demolhá-las ou triturá-las para melhorar o trânsito intestinal.

Também se pode consumir mucilagem de linho, que é a substância viscosa obtida a partir do resultado de deixar as sementes a absorver durante algumas horas. Isto “ativa” outras capacidades desta semente, tais como a redução do risco de acidez gástrica e constipação.

 

3. Sésamo

O sésamo é uma planta que tem sido cultivada pelo homem desde os tempos antigos, o que explica a sua presença e cultivo em praticamente todo o mundo. As sementes são utilizadas na cozinha, que é extremamente oleaginosa. Com 50% da sua massa em óleo, é a semente com o maior teor de gordura da natureza.

Estas sementes contêm proteínas e nutrientes tais como cobre, fibra, magnésio, cálcio, zinco, ferro e fósforo. O sésamo também fornece duas substâncias exclusivas: a chamada sesamina e a sesamolina, dois tipos de lignanos que têm efeitos positivos sobre o fígado, para além do seu caráter antioxidante. No entanto, deve ser consumido com moderação, caso contrário poderia ser associado a um possível ganho de peso. Quanto ao seu consumo, podem ser adicionadas a saladas, pastéis, húmus ou torradas.

 

4. Quinoa

A quinoa é um alimento que tem sido consumido pelas pessoas que habitam os Andes há milénios. É uma semente muito valiosa não só devido às suas grandes capacidades nutricionais, mas também devido à adaptabilidade do seu cultivo em diferentes tipos de solo.

Entre os nutrientes que fornece encontram-se fósforo, magnésio e ferro, assim como minerais, fibras, gorduras insaturadas e proteínas. A sua textura lembra-nos a do cuscuz, mas com um sabor semelhante ao do arroz castanho. Para o seu consumo pode ser incorporado em saladas, guisados e também em pratos doces.

5. Semente de abóbora

As sementes de abóbora são um alimento utilizado desde a antiguidade, tanto pelas suas propriedades nutricionais como medicinais. A principal contribuição das sementes de abóbora consiste em antioxidantes, vitaminas B e triptofano, um aminoácido que ajuda a libertar a serotonina, que é um neurotransmissor relacionado com o sono e o prazer. Em termos simples, as sementes de abóbora podem ajudar-nos a dormir melhor e a estar de melhor humor.

A sua forma ideal de consumo é crua, uma vez que desta forma as suas propriedades serão preservadas intactas, embora se possa levá-los assados, com especiarias, doces ou tostas.

 

Sabia os benefícios destas sementes? Que outras sementes incorporou na sua dieta? Diga-nos, deixando o seu comentário.

Descobrir mais conselho sobre alimentação e saúde aqui. 

———————

Imagem chia de ValeriaJa

Imagem da abóbora de Susana Martins

Imagem quinoa de eastberkshire

Imagem sésamo de Susana Martins

Imagem linho de alexdante

 

 

Pin It on Pinterest