Cada dia mais e mais pessoas decidem mudar a sua dieta ou estilo de vida e defendem uma dieta vegetariana. Seja por razões de saúde, por prazer ou para evitar qualquer sofrimento animal ou danos ao ambiente. Qualquer que seja a razão para um dia decidir deixar de comer carne, peixe ou produtos derivados, é necessário saber que não se trata simplesmente de mudar para uma dieta baseada em vegetais, é necessário combinar os alimentos de modo a não ter quaisquer carências vitamínicas ou nutricionais. Antes de mais, explicaremos de uma forma rápida e simples as diferenças entre as dietas vegetarianas.

 

O que é uma dieta vegetariana?

Poderíamos dizer que é uma dieta baseada em produtos 100% vegetais como frutas, legumes, leguminosas, sementes… Evitando sempre o consumo de produtos animais. Existem diferentes tipos de pessoas vegetarianas:

Estritamente vegetariano. Sinónimo de vegan. As pessoas que seguem esta dieta vegetariana, vão mais longe. É considerada uma filosofia de vida, uma vez que não se trata apenas de não consumir nada que provenha de animais, nem mesmo ovos, mel ou produtos lácteos, mas rejeitar qualquer forma de exploração animal, tais como circos, aquários, zoológicos, produtos testados em animais ou roupas produzidas com peles. Para o vegetariano rigoroso ou vegan, toda a vida é igualmente importante, ninguém está acima dela.

  • Lactovegetariano. As pessoas que seguem este tipo de dieta vegetariana não comem carne ou peixe, mas comem produtos lácteos.
  • Ovo Vegetariano. Rejeitam produtos de origem animal, mas consomem ovos.
  • Ovolactovegetariano. Inclui lacticínios e ovos.

Esta seria uma das muitas classificações possíveis para compreender as diferentes dietas vegetarianas que existem, embora a primeira, o veganismo, não seja considerada como tal.

 

Dicas para uma dieta vegetariana saudável

Como com todos os tipos de alimentos, se queremos ter boa saúde, temos de prestar atenção à forma como combinamos os alimentos. Aqui estão algumas dicas para tornar a sua dieta vegetariana tão equilibrada e saudável quanto possível.

Variedade. Inclui todo o tipo de frutas, legumes, leguminosas, sementes, nozes, massas, arroz… É a melhor maneira de ter uma dieta vegetariana saudável e equilibrada.

Cálcio. Deve procurar alimentos que lhe forneçam a ingestão necessária de cálcio, tais como vegetais de folhas verdes e muita fruta, uma vez que contraria a perda natural deste mineral.

Vitamina B12. A sua falta pode causar anemia ou fadiga. É essencial consumir produtos enriquecidos com esta vitamina ou, inversamente, complementá-los para obter os níveis correctos de energia. É a única vitamina que não pode ser obtida com este tipo de dieta.

Proteína e Ferro. Tente incluir no seu menu vegetais de todos os tipos, grandes fontes de proteínas e combiná-los com cereais nos seus pratos.

Frutos secos. Uma fonte de ácidos gordos, nozes e frutos secos nunca pode estar ausente da sua dieta vegetariana. Também regulam os níveis de colesterol.

 

É muito importante ter uma dieta vegetariana equilibrada, caso contrário, encontraremos uma perda de vitaminas e minerais essenciais para o nosso corpo e para um bom estado de saúde. Inclui todos os alimentos que se podem comer.

Descubra mais conselhos de saúde aqui. 

 

 

Pin It on Pinterest